Greve dos bancários se fortalece e fecha mais de 8 mil agências Brasil afora

A greve nacional dos bancários continua crescendo em todo território nacional. Nesta quinta-feira (20), terceiro dia do movimento, as paralisações atingiram 8.527 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nos 26 estados e Distrito Federal.

No primeiro dia de greve, terça-feira (18), 5.132 agências foram fechadas. Já no segundo dia as paralisações alcançaram 7.324 dependências. O crescimento da greve nesta quinta-feira superou também o terceiro dia do movimento no ano passado, quando 7.672 unidades foram fechadas

Nesta sexta-feira (21), o Comando Nacional volta a se reunir, a partir das 14h, em São Paulo. Na última quinta-feira uma carta à Fenaban, comunicando que o Comando Nacional estará reunido nesta sexta-feira e “estará à disposição para retomar a mesa de negociações da Campanha Nacional 2012, caso a Fenaban tenha uma nova proposta para apresentar à categoria bancária”.

Os bancários reivindicam reajuste de 10,25% (5% de aumento real), valorização do piso salarial, PLR maior, mais empregos e fim da rotatividade, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades.

Além de ampliar a greve, os bancários participaram nesta quinta-feira do ato unificado das categorias em campanha salarial no segundo semestre, na Avenida Paulista. A manifestação organizada pelas centrais sindicais reforçou a luta por aumentos reais de salários. Os dirigentes sindicais enfatizaram que não falta dinheiro, mas responsabilidade aos banqueiros e aos empresários nas negociações com os trabalhadores.

Na Bahia e Sergipe a adesão à greve dos bancários continua crescendo. Nesta quinta-feira, os trabalhadores paralisaram 702 agências nos dois estados, um acréscimo de 322 unidades desde o primeiro dia do movimento. Na Bahia, já são 559 agências fechadas na capital e no interior e em Sergipe, 143.

Na base do Sindicato da Bahia, 288 agências estão fechadas; de Vitória da Conquista, 58; de Feira de Santana, 33; de Ilhéus, 20; de Irecê, 30; de Jacobina, 22; de Jequié, 17; de Itabuna, 30; de Camaçari, 13; de Barreiras, 26; e de Juazeiro, 22. Na base do Sindicato de Sergipe, permaneceram fechadas 143 agências.

“Como era esperado, o movimento vem crescendo a cada dia e já estamos, inclusive, com o número maior de agências fechadas que no ano passado. Isso mostra a insatisfação da categoria com os patrões”, afirma o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.

Portal CTB com agências