Chapa da CTB disputa eleição no Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento do RJ

A Chapa 3 – apoiada pela CTB – vai participar entre os dias 16 e 18 de outubro do processo eleitoral que escolherá a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama).

Concorrem ainda ao pleito outras três chapas: a 1 apoiada pela UGT, a 2 pela Força Sindical e a 4 pela UST.

Encabeçada pelo atual diretor de base, Humberto Lemos, a chapa da CTB tem como principal bandeira a luta contra a terceirização do setor, que precariza as condições de trabalho e promove a desvalorização do trabalhador.

Como explica o secretário de Finanças do Sintsama, João Xavier: “Nossa principal luta é contra o desmonte da Cedae (Companhia Estadual do Meio Ambiente) e a terceirização. Atualmente, a terceirização atinge um percentual de 50% a 60% do setor. Temos como principal defesa a preservação da Cedae como empresa pública. Essa é a nossa ação, nosso enfrentamento”, destaca Xavier, que em seus anos de atuação dentro do sindicato conseguiu grandes avanços para a categoria como o recadastramento, visando principalmente  as questões dos direitos iguais para as mulheres, a averbação do tempo anterior à Cedae e a aposentadoria especial.

Fundado em 1° de Agosto do ano de 2000, atualmente o Sintsama representa cerca de 7 mil trabalhadores e trabalhadoras dos quase 10 mil da base da Cedae e do Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente).

“O sindicato está muito desacreditado. Queremos mudar isso. E a expectativa por conta do confronto é muito grande. Se for pelo voto, dentro de um processo democrático e transparente temos grandes chances de sairmos vitoriosos”, destaca Xavier.

Portal CTB