Bancários da Bahia denunciam PL que ameaça direito de greve da categoria

Querem acabar com um direito legítimo do trabalhador: o de fazer greve em busca de melhores condições de trabalho. Mas, a classe trabalhadora não pode permitir o retrocesso.

O projeto de lei de autoria da deputada federal Andreia Zito (PSDB/RJ) está em tramitação na Câmara Federal, atualmente na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

A matéria só não foi apreciada na semana passada, por que o deputado Assis Melo (PCdoB-RS), integrante da Comissão, pediu vistas do projeto, abrindo espaço para que o movimento sindical bancário de todo o país se mobilize contra o absurdo. O PL altera a Lei 7783/1989, que limita o direito constitucional de greve, tornando-a ainda mais nociva.

O objetivo é incluir entre os serviços essenciais, durante o período de paralisação da categoria, o atendimento aos idosos. Ou seja, os mesmos prestados a qualquer outro cliente. O relator do projeto, o deputado Sílvio Costa (PTB-PE) – autor Código do Trabalho, que ameaça a legislação trabalhista –, já deu parecer favorável.

“O PL, em especial o substitutivo de Sílvio Costa, visa, no fundo, restringir o direito da categoria. Isto é inadmissível”, afirma o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.

O presidente do Sindicato da Bahia, Euclides Fagundes, reforça. “É preciso que os trabalhadores se mobilizem para barrar a matéria e não permitir que seja aprovada. Afinal, é na greve, que a categoria consegue pressionar os banqueiros e arrancar avanços e melhorias”.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia