Chapa apoiada pela CTB vence as eleições sindicais na mineração do Pará

A Chapa 2 – Renovação e Justiça, apoiada pela CTB, venceu as eleições do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Extrativas de Minerais não Ferrosos do Oeste do Pará. A apuração teve inicio às 18h do dia 22 de novembro e ocorreu simultaneamente em Juruti e em Trombetas, terminando 2h30 da manhã.

No total foram apuradas 9 urnas e o processo ocorreu com tranqüilidade, graças ao comparecimento em massa dos trabalhadores na eleição, a eficiência dos mesários, da Comissão Eleitoral e o acompanhamento do Ministério Público do Trabalho.

A Chapa Renovação e Justiça conquistou 339 votos, derrotando a chapa da CUT que obteve 236 votos. Logo após a apuração, o Ministério Público do Trabalho empossou a nova direção que tem mandato até 2016.

“Agradecemos muito todo o apoio que recebemos para conseguir realizar estas eleições, e a confiança dos trabalhadores da mineração que votaram pela mudança na direção do Sindicato. Agora vamos arregaçar as mangas e trabalhar para honrar os compromissos assumidos com a categoria”, afirmou Jair Cohen Paranatinga, coordenador administrativo eleito.

A categoria é composta por mais de 2 mil trabalhadores da Mineradora Rio do Norte e ALCOA, mas apenas 646 são associados. Estes números, por si só, expressam que a ex-direção, que há 23 anos comandava a entidade, estava com uma representatividade fraca e insuficiente para defender os direitos dos trabalhadores.

“Foram três anos de luta para que estas eleições ocorressem, pois eles fizeram diversas manobras para se manter no poder. O processo eleitoral gerou muita expectativa entre os trabalhadores, mas o resultado foi a vitória da categoria. Agora vamos dar início a uma campanha de sindicalização, pois muitos companheiros esperam a nossa posse para se sindicalizar”, afirmou Antonio Gomes Basílio, diretor administrativo eleito.

Antonio Jorge Agra, membro da comissão eleitoral e diretor de administração eleito, também agradeceu a confiança da categoria e ressaltou: “os trabalhadores provaram que estão atentos. O recado está dado e a nossa responsabilidade aumentou. Com transparência e democracia vamos fortalecer nossa entidade para superar as expectativas da categoria.

Por Flaldemir Sant’Anna de Abreu