Governo gaúcho anuncia reajuste de 10% para o Salário Mínimo Regional

O dia 14 de novembro de 2012 entrou para a história do sindicalismo do Rio Grande do Sul. Nesta data, depois de uma caminhada realizada a partir da sede da Federasul, no Largo Visconde do Cairú, no centro da Capital, até a frente do Palácio Piratini, quando foi realizado um ato em defesa da Pauta Unificada das Centrais Sindicais, os dirigentes foram recebidos em audiência pelo governador do Estado. Na pauta, constava o pedido de 13% de reajuste do Salário Mínimo Regional, e que os novos valores entrassem em vigor a partir de 1º de janeiro de 2013.

À tarde, durante entrevista coletiva, com a presença das Centrais, Tarso Genro fez uma longa explanação para, ao final, anunciar o reajuste de 10%, a partir de 1º de fevereiro. Mesmo não tendo sido o índice desejado pelos sindicalistas, o governador foi aplaudido em duas ocasiões: ao anunciar o índice do reajuste e ao final de seu pronunciamento.

Na saída, em uma concorrida entrevista, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, considerou positivo o reajuste do Piso Mínimo Regional.

“Nós achávamos que o reajuste deveria ser de 13%, mas consideramos que os 10% dão continuidade à política de valorização do Salário Mínimo Regional porque o trabalhador gaúcho está recuperando paulatinamente o poder de compra que tinha quando ele foi criado, em 2001, em relação ao Salário Mínimo Nacional, que teve reajuste de 8%”, disse Guiomar Vidor.

“Mesmo não atendendo na plenitude a nossa reivindicação, é um índice positivo em relação ao que era cogitado pelos empresários. Esperamos que, para o próximo ano, seja definida uma política permanente de valorização do Salário Mínimo Regional, bem como incluídas as categorias que ainda não estão beneficiadas pelo Piso Mínimo. Há o compromisso do governo do Estado de que serão debatidas essas duas questões: a inclusão de novas categorias (funcionários de imobiliárias, secretárias, farmacêuticos e empregados em madeireiras) e a construção de uma política permanente de reajuste do Salário Mínimo Regional”, antecipou o presidente da CTB-RS.

XROGGg 539

Vidor elogiou a determinação e o empenho do governador e do Secretário

Depois do anúncio do reajuste, os Secretários Carlos Pestana, Chefe da Casa Civil, e Marcelo Daneris, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES), acompanhados pelos dirigentes das Centrais Sindicais e deputados estaduais, foram à Assembleia Legislativa entregar ao presidente da Casa, deputado Alexandre Postal (PMDB), o Projeto de Lei que constará da pauta de votações, em regime de urgência , para ser votado antes do recesso parlamentar, previsto para 23/12. Na ocasião, o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, elogiou a determinação e o empenho do governador Tarso Genro e do Secretário Marcelo Danéris, que souberam mediar satisfatoriamente as divergências entre trabalhadores e empresários.

Confira os valores novos em cada faixa a partir do reajuste:

Faixa I: R$ 770,00
Faixa II: R$ 787,73