Livro Agenda incorpora as lutas dos brasileiros desde o século XIX

Fim de ano é hora de renovar a agenda. Uma boa ideia para 2013 é o modelo lançado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

O caderno traz informações sobre revoltas, motins, insurreições e revoluções ocorridas no Brasil ao longo de sua história desde o século 19 até os dias atuais.

A ideia é que no ano de 2013 o brasileiro lembre, dia após dia, das lutas por seus direitos como a Cabanagem, a Insurreição dos Malês, a Revolta da Chibata, as Ligas Camponesas, o Abril Vermelho do MST, o Comício da Central do Brasil, a Passeata dos 100 Mil, o Contestado, Manoel Congo, a Revolta da Vacina, entre outros movimentos, com direito a um texto de abertura, para cada mês, sobre algum desses acontecimentos.

Os textos foram escritos por pesquisadores, jornalistas, sindicalistas e militantes convidados pelo NPC.

Como diz a jornalista Claudia Santiago, “a história de resistência dos trabalhadores do nosso país não começou no estado de São Paulo, no final da ditadura civil-militar, como podem crer as gerações mais novas.

Nem no ano de 1922, com a Fundação do Partido Comunista Brasileiro; ou em 1906, com a decisão de fundação da Confederação Operária Brasileira. Antes disso, muita gente brigou no Brasil. E o século XIX foi rico de lutas, embora a história de resistência tenha começado bem antes”.

O preço unitário é R$ 20,00 e a agenda está à venda na Livraria Antonio Gramsci. Também aceitamos encomenda pelo e-mail livraria{arroba}piratininga.org.br. Sindicatos e outras entidades também têm a possibilidade de fazer uma agenda personalizada. Basta enviar um e-mail para boletimnpc(arroba}uol.com.br e obter mais informações.

Fonte: Núcleo Piratininga