CTB-SE fecha ano de 2012 com balanço positivo

Apitaço e ação na Justiça para barrar a cobrança da taxa de estacionamento dos trabalhadores dos Shoppings Riomar e Jardins. Mobilização em defesa do Proinvest. Participação efetiva no Grito da Terra Sergipe. Ato em comemoração ao 1º de Maio. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB/SE) no decorrer de 2012.

A avaliação foi feita em reunião dos dirigentes da entidade realizada esta semana. Para Edival Góes, presidente da Central Sindical, o balanço das ações empreendidas pela CTB/SE foi positivo. A Central esteve à frente da luta de diversas categorias, a exemplo dos servidores públicos do Estado, bancários, trabalhadores rurais, servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entre outros.

Nós também estivemos ao lado das mulheres na luta por seus direitos e fomos a Central Sindical que teve a coragem de defender a aprovação do Proinvest por considerar que os recursos poderiam alavancar o desenvolvimento do Estado, afirma.

A CTB/SE liderou a luta contra a criação da taxa de estacionamento dos shoppings de Aracaju. Por discordar da penalização dos trabalhadores dos centros de compra, a direção da entidade ingressou com uma ação na Justiça do Trabalho e saiu vitoriosa. O juiz Ariel Salete concedeu liminar proibindo a cobrança da taxa de todos os que trabalham nos shoppings, sejam eles servidores públicos, comerciários ou bancários.

Não podemos aceitar que os trabalhadores tenham que pagar para desempenhar suas atividades. Por isso ingressamos com a ação, enfatiza José Souza, vice-presidente da CTB/SE e presidente do Sindicato dos Bancários. Além da ação, a CTB/SE fez ainda um grande apitaço dentro e fora do Shopping Riomar, com o apoio de diversas entidades sindicais, dos estudantes e dos próprios trabalhadores do centro de compras.

Durante a reunião de avaliação, a direção da CTB/SE aprovou ainda o planejamento estratégico para 2013. A meta é fortalecer a luta dos trabalhadores do campo e da cidade.

Fonte: CTB-SE