Professores da Bahia debatem orçamento e Fundeb com foco na Educação

Um encontro para discussões, esclarecimentos e análise. Foi assim o seminário “Orçamento e Fundeb com foco na Educação”, promovido pela Comissão de Formação da APLB-Sindicato, realizado na última segunda-feira (17), em Salvador, com o objetivo de colocar em discussão questões relativas ao orçamento de 2013 para a educação.

O evento contou com a palestra de Ana Georgina, supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que fez um panorama geral sobre a evolução da despesa com a função Educação na Bahia de 2002 a 2012. Explicitou também o histórico e definição do Fundo de Educação Básica (Fundeb) além de pontuar sua composição nas esferas estadual e municipal.

“As lideranças sindicais precisam se apropriar desse conhecimento, assim a gente se prepara para debater com o governo sobre os números, a Lei de Responsabilidade Fiscal, sobre o Fundeb. Portanto, é a qualificação dos sindicalistas que precisam defender sua pauta de reivindicações”, ressaltou a dirigente da APLB e presidente da Federação dos Trabalhadores do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes.

Para os diretores de Formação da APLB-Sindicato, Hércia Azevedo, Valdir Assis e Paulo Filgueiras, o encontro esclarece o processo de destinação dos recursos, acordado entre governo e entidades. “Nosso intuito é fazer várias atividades com esse cunho para tirar dúvidas frente aos mecanismos do orçamento e do Fundeb, que deve ser gasto plenamente com educação”, reforçou Hércia Azevedo.

Fonte: APLB Sindicato