Mais um operário da construção morre em acidente do trabalho na Bahia

O ano na construção civil de Salvador é iniciado com uma notícia triste: mais uma morte foi registrada nos canteiros de obras. Na tarde da última quinta-feira (10/1), o operário Silvano dos Santos, 41 anos, ajudante prático de carpinteiro, contratado pela empreiteira Monfort, terceirizada da empresa MV, para trabalhar na obra do condomínio Celebrate Garibaldi, estava armando uma forma no chão, quando foi pegar um martelo. Ele se desequilibrou, caiu num buraco de elevador e ficou preso nas ferragens. Socorrido pela ambulância do SAMU, a vítima foi levada ao Hospital Geral do Estado, onde faleceu.

A direção do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-BA) esteve no canteiro, onde trabalham cerca de 100 operários. Foram constatadas irregularidades em relação à falta de segurança e a prevenção de acidentes. A denúncia está sendo encaminhada à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) para que possam ser tomadas as providências de fiscalizar o local. A obra está começando, não levantou ainda a primeira laje, mas já registrou um acidente de trabalho fatal.

A vítima era natural do município de Maragojipe e morava no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. O Sintracom-BA está tentando contato com seus familiares.

Os acidentes do trabalho na construção têm uma triste estatística na Bahia: em 2011 ocorreram 99 acidentes do trabalho, com 18 mortes; em 2012 o mesmo número de acidentes, com quatro mortes.

A categoria está em Campanha Salarial e uma das reivindicações pautadas pelo Sintracom-BA a ser entregue aos representantes do patronato é mais segurança e prevenção aos acidentes, nos canteiros de obras. Em assembleia dos trabalhadores na noite da quinta-feira, o presidente do Sintracom-BA, José Ribeiro, lamentou a morte do operário: “É muito triste ver um colega se acidentar e morrer, enquanto está trabalhando para sustentar sua família”.

Fonte: Sintracom Bahia (Foto: João Ubaldo)