Petroleiros de RN intensificam paralisação do dia 28 por PLR justa

Intensificar as mobilizações a fim de construir a paralisação nacional do dia 28 de janeiro. Esta é a palavra de ordem que tem empolgado e mobilizado trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás no Rio Grande do Norte.

O movimento luta para que a PLR-2012 tenha valor máximo e igual para todos, e para que seja aberto um processo democrático de regramento do pagamento das PLR’s futuras. Desde que o Conselho Deliberativo da FUP aprovou a realização da paralisação, atos e manifestações têm se multiplicado, em todas as principais bases da Companhia no Estado.

As jornadas foram realizadas na Estação Coletora de Lorena e no Campo de Riacho da Forquilha, na região oeste do Estado, com paralisações e concentrações na entrada das unidades. Nas duas localidades, os trabalhadores aprovaram a paralisação de atividades no próximo dia 28 de janeiro, reforçando a proposta aprovada pelo Conselho Deliberativo da FUP.

Em Natal, manifestações foram realizadas na manhã da última quarta-feira (16), em Lorena e Riacho da Forquilha. Já na madrugada da terça-feira (15),  trabalhadores e trabalhadoras lotados no Alto do Rodrigues decidiram atrasar o embarque. Mais tarde, foi a vez dos companheiros e companheiras do Polo Guamaré. No período de retardo, assim como nas setoriais realizadas durante a manhã, na sede Natal, foram realizados debates sobre a conjuntura política, econômica e a atuação da Petrobrás. A opinião generalizada é a de que a gestão Graça Foster representa uma aliança do tecnicismo com os acionistas privados, sendo o Programa de Otimização de Custos Operacionais (Procop) a expressão maior dessa junção de interesses.

“Desde a semana passada, o Sindpetro-RN, assim como os sindicatos filiados à FUP, está realizando assembleias por todo país para aprovar a greve de 24h. Assembleias que têm se transformado em atos demonstrando a perspectiva para a greve do dia 28”, destaca Divanilton Pereira, dirigente da CTB e do Sindpetro-RN.

De acordo com Divanilton, no dia 30 os trabalhadores voltam a se reunir para analisar a posição da empresa e a partir daí traçar um calendário, que inclui a proposta de uma greve tempo indeterminado.

Mossoró

Ainda na terça-feira, os trabalhadores do Canto do Amaro, em Mossoró, realizaram uma grande manifestação. O chamado “trancaço”, concentração nos portões de acesso à unidade que breca a entrada ou saída de efetivos, cargas e serviços, durou das 7 às 11 horas. No mesmo período, os trabalhadores suspenderam a emissão de PTs,

Paralelamente, o coordenador-geral da entidade, José Araújo, encontra-se em Brasília, participando de reunião com o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST, órgão do Ministério do Planejamento. Em pauta, regramento da PLR na Petrobrás.

Portal CTB com Sindipetro-RN