Sindimetal-Rio define ações junto com os trabalhadores demitidos do EISA

Os trabalhadores demitidos pelo Estaleiro EISA participaram, na segunda-feira (04), de uma assembleia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio). O fórum foi convocado devido ao fato do estaleiro ter demitido mais de 300 trabalhadores e buscar o parcelamento das rescisões.

A assembleia foi aberta pelo diretor Jurídico do Sindimetal-Rio, Wallace Paz, que explicou aos trabalhadores como o sindicato ficou sabendo da demissão dos funcionários e as medidas tomadas pela entidade. Paz explicou que por uma questão de princípio (todo trabalhador tem o direito de receber na integralidade os seus direitos) e por uma questão legal, o sindicato não homologou as demissões feitas pelo EISA.

O diretor também esclareceu os trabalhadores que somente a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do trabalho podem homologar uma rescisão parcelada. Segundo Wallace esse parcelamento só pode ocorrer se houver uma autorização da Superintendência do Trabalho. O Departamento Jurídico do sindicato vai ingressar com ações trabalhistas para garantir os direitos dos trabalhadores.

Após a fala do Diretor Jurídico, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Alex Santos tomou a palavra afirmando que o sindicato busca uma solução rápida e está envolvendo todos os órgãos competentes para garantir uma melhor saída para toda a categoria.

Alex mencionou os órgãos envolvidos (Ministério Público, Superintendência do Trabalho, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Transpetro) na negociação visando resolver o problema, mas afirmou que também é necessária uma ação política. “O sindicato precisa denunciar o que está acontecendo para a sociedade! É fundamental também uma ação política contra essa situação”, afirmou o Presidente do Sindimetal-Rio.

Alex ressaltou o papel da ação política como ferramenta de luta dos trabalhadores e confirmou que estará se reunindo com representantes da EISA e do Sinaval na próxima terça-feira (5) para tentar um acordo para o pagamento dos direitos trabalhistas.

Após isso, Wallace tirou dúvidas de alguns trabalhadores e, por ampla maioria, ficou decidido que uma nova assembleia será realizada após a reunião de terça-feira. Esta assembléia foi marcada para a próxima quinta-feira, 7 de fevereiro, às 6 horas da manhã em frente ao Estaleiro EISA (Rua Quatis, 426 – Bancários – Ilha do Governador).

Fonte: Sindimetal-Rio