Trabalhadores de SP esquentam os tamborins para desfile do Trem Elétrico nesta 6ª feira

Trabalhadores e trabalhadoras de São Paulo, de diversas categorias, já estão se preparando para participar de mais um desfile da Banda do Trem Elétrico – o Bloco dos Metroviários, que acontece nesta sexta-feira (08).  Nascido em 1984, o bloco desfila todos os anos pelas ruas do centro da cidade.

banda escolha rainha

Na última sexta-feira (1º), centenas de trabalhadores e trabalhadoras se reuniram na sede do Sindicato dos Metroviários para a festa de escolha da Rainha da Banda.

Como etapa preparatória, o aquecimento é iniciado um mês antes, com as tradicionais festas apelidadas de “Esquentado os Tamborins”, onde os metroviários desfrutam de muito samba, churrasco e animação.

A concentração para o grande desfile acontece a partir das 19h, na Rua Luiz Coelho, esquina com a Augusta, com distribuição gratuita de chopp, batida e o kit contendo camiseta, camisinha, confetes e serpentinas.

De lá, os foliões seguem rumo à Consolação, finalizando na Pça Ramos.  Ao final, a galera segue  para a quadra do Sindicato, onde será servido o “caldo dos sobreviventes”, um delicioso caldo verde com samba até sol raiar.

O Bloco promete agitar ainda mais o movimentado centro da cidade. No ano passado, a Banda do Trem Elétrico reuniu mais de 4 mil foliões e animou a região na sexta-feira de Carnaval.

banda

O Bloco foi fundado no dia 06 de Fevereiro de 1984 por metroviários e amigos que, reunidos em um bar localizado na Rua Luiz Coelho esquina com a Rua Haddock Lobo, decidiram assumir o compromisso de levar ao povo paulistano a alegria da categoria metroviária.Vermelho, azul e amarelo foram as cores adotadas para utilizar em seu estandarte, o desenho de um pequeno trem do metrô com vários instrumentos musicais em sua janela.

Filiada à Associação de Bandas Carnavalescas de São Paulo – ABASP, a banda faz parte do calendário oficial de desfile de Bandas e Blocos Carnavalescos, consolidando a Tradição Cultural do Carnaval de Rua”. Nos eventos que antecipam o desfile, a Banda do Trem Elétrico, realiza Rodas de Samba (Esquentando os Tamborins), Ensaios e o badalado Concurso de Rainha e Princesas.

Os temas escolhidos pela diretoria da Banda, presidida atualmente pelo metroviário José Roberto campos, são alusivos às políticas sociais da atualidade sem contudo, afastar-se da atmosfera lúdica que deve permear o fenômeno cultural.

Neste ano o grande homenageado será Móises da Rocha, radialista e pesquisador da música popular brasileira (mpb), que com o programa “O samba pede passagem”, fomentou a popularização do samba nas emissoras de rádio.

Fonte: CTB São Paulo