Diretoria da APLB-Sindicato da Bahia se reúne com governador Wagner

Os 25.530 professores da rede pública estadual de ensino da Bahia, que cumpriram a carga horária de curso de qualificação, estão sendo beneficiados, desde a última sexta-feira (8), com a melhoria salarial de 7%, retroativos a novembro e dezembro de 2012 e janeiro de 2013. O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner, em reunião com representantes da APLB-Sindicato, na Governadoria.

Os beneficiados representam 95% dos inscritos no curso de qualificação promovido pela Secretaria da Educação. Com a melhoria salarial, o governo, segundo Jaques Wagner, cumpre acordo feito no ano passado com os docentes. O valor investido pelo Estado para o pagamento é R$ 18 milhões.

De acordo com a dirigente da APLB-Sindicato e da CTB Nacional, Marilene Betros, o governo dá sinais de que reconhece os erros cometidos contra os professores na condução da greve de 2012. Ela explica que o governador Jaques Wagner se comprometeu em tratar das reividicações dos professores pessoalmente para negociar e discutir.

Mesmo enfatizando a importância da melhoria salarial, Marilene Betros destacou a necessidade de continuar o debate sobre os pontos que ainda estão pendentes. “Lamentamos que este reajuste esteja excluindo os aposentados. A APLB já entrou na justiça contra a medida que transforma o aumento de salário em subsídio e luta para garantir o direito de aposentados, não-licenciados, licenciatura curta e magistério”, ressaltou, lembrando que os aposentados serão contemplados apenas com o reajuste geral dado ao funcionalismo.

A diretoria da APLB Sindicato destaca que a luta para concretizar as propostas dos trabalhadores em educação demanda que os trabalhadores se façam presentes na votação do PNE no Senado; na conquista dos 10% do PIB para Educação; na redução da carga horária; entrega de tablets para todos os profissionais em educação; implementação do vale cultura; Programa Especial de Formação para o magistério; na gratificação de 15% para o funcionário, entre outras batalhas.

“Nós temos uma agenda de lutas, além da reunião anual do Conselho da APLB-Sindicato, que estamos realizando, precisamos organizar o Congresso Estadual da APLB; ficarmos atentos à Plataforma Paulo Freire, que terá inscrições de 11 a 18 de fevereiro nas prefeituras e no estado; estaremos na marcha das centrais à Brasília, em 06 de março; na reunião com a UPB e a UNDIME; no Dia Internacional da Mulher, em 08 de março; e participaremos da construção da Confederação Nacional da Educação”, afirmou o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira.

Rui Oliveira fala ainda que a categoria estará mobilizada na Greve Nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril, junto com a CNTE. “E teremos Assembleia Geral no dia 09 de abril, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, em Salvador”.

Fonte: APLB-Sindicato