Proposta patronal dos armazéns revolta Sindicato da categoria em Catanduva (SP)

A primeira rodada de negociação com o Sindicato dos Armazéns Gerais e das Empresas de Movimentação de Mercadorias no Estado de São Paulo (Sagesp) terminou com saldo negativo. Essa é a opinião do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Catanduva e região (Sintramcat), Reginaldo Marcelo Borges.

O encontro entre bancada profissional e patronal aconteceu no último dia 07 de fevereiro, em São Paulo. Foi oferecido apenas um reajuste de 6%. Patrões, acompanhados de seus advogados, não falaram em aumento real.

Além disso, um dos assuntos colocados em pauta revoltou o presidente do Sintramcat. O patronal propôs a redução no piso salarial dos operadores de transpaleteiras elétricas, que, atualmente, recebem R$ 1.109, 85 por mês.

“Querem reduzir o piso para R$ 860,00, alegando que os operadores de transpaleteiras têm menos responsabilidade no desempenho de sua função. Fiquei indignado com tal proposta. É uma falta de ética, de respeito dos representantes das empresas para com os movimentadores de mercadorias dos armazéns gerais”, explica.

Ele conta que houve discussão e o presidente do Sintramcat fez questão de deixar claro que o patronal não estava negociando com um sindicato leigo. Borges representa os movimentadores de mercadorias de Catanduva e região e sabe dos seus direitos, além da luta para que os mesmos sejam respeitados.

“Sei e fiz questão de deixar bem claro que a Constituição Federal não permite a redução de piso salarial. Não aceitaria tal proposta mesmo que fosse permitida, pois isso seria uma afronta ao trabalhador”, salienta.

Segundo Borges, os trabalhadores esperam, a cada negociação, a melhoria de seus benefícios econômicos e sociais e, não, o contrário.

Depois de muita discussão, o presidente do Sintramcat ameaçou abandonar a negociação, por não aceitar tal proposta. Então, Borges pediu ao presidente da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias do Estado de São Paulo (Fetramesp), Alfredo Ferreira de Souza, para que fosse agendada outra rodada de negociação.

O pedido foi atendido e a segunda rodada de negociação acontece na próxima sexta-feira, dia 15 de fevereiro, em São Paulo.

Por Livia Gandolfi – Sintramcat