Comerciárias gaúchas pautam retomada do Coletivo de Mulheres e planejam atividades do Dia 8 de Março

A Secretaria da Mulher da Fecosul realizou na manhã desta quinta-feira (14) uma reunião para traçar o planejamento das ações a serem realizadas durante o ano de 2013.

No planejamento para o dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – foi pautado e definido participação e uma grande mobilização para as atividades. Materiais informativos, como panfleto e cartazes, serão produzidos pela Secretaria para que os sindicatos filiados distribuírem entre a base. A Secretaria de Mulher Fecosul também irá participar da Caminhada Unificada das Mulheres do RS, que está sendo organizada pelo Fórum Estadual de Mulheres do RS.

Junto com as atividades do 8 de março a Secretaria definiu que a Carta das Mulheres Trabalhadoras no Comércio e Serviços do RS, aprovado no ano passado, no 5º Encontro da Mulher Trabalhadoras no Comércio e Serviços do RS, deverá ser entregue, novamente, pelos sindicatos para todos os governantes que foram empossados neste ano.

“Nesta carta sugerimos plataformas políticas, para serem incorporadas no plano de governo dos políticos eleitos, que já foram empossados. Queremos reforçar nossa luta junto aos governantes para que possamos alcançar nossos objetivos de igualdade”, disse Silvana Maria da Silva, Secretária da Mulher Fecosul.

Também no mês de março a Secretaria irá realizar um seminário que abordará a evolução do papel da mulher na sociedade ao longo dos últimos 75 anos. Este ano a Fecosul completa 75 anos lutando pela categoria comerciária.

Nesta reunião, a retomada do coletivo de mulheres também foi pauta. O coletivo tem como atribuição atuar, conjuntamente, e apoiar a Secretaria da Mulher em suas ações e principalmente na mobilização dos sindicatos filiados. O coletivo terá uma representante de cada regional da Fecosul.

Segundo Silvana, o coletivo irá fortalecer ainda mais a Secretaria da Mulher. “Vamos ganhar funcionalidade e representatividade”, declarou a secretária.

Fonte: Fecosul