Presos políticos do Sindicato Mexicano de Eletricistas são libertados

Na madrugada da última quinta-feira (14) foram libertados, na Cidade do México, dez presos políticos do Sindicato Mexicano de Eletricistas (SME), por conta da completa falta de prova das acusações que lhes foram aplicadas em abril de 2011.

No total, 12 sindicalistas foram presos. No decorrer do ano passado, em deles já havia sido libertado. Ainda falta um dirigente a ser solto. Todos eles foram acusados por roubos e formação de quadrilha.

No mesmo dia da libertação dos dez sindicalistas, a diretoria do SME convocou uma entrevista coletiva, com a finalidade de apresentar à sociedade os companheiros que permaneceram injustamente em cárcere. Todos eles reafirmaram que sua luta não será interrompida. “Há tempos suportamos essa pressão. Não temos medo”, disse o secretário-geral da entidade, Martín Flores.

Apoio classista

Em junho de 2012, parte da Direção Nacional da CTB se somou à luta dos companheiros do SME, ao levar ao Consulado do México, em São Paulo, documentos comprovando a situação vivida pelos sindicalistas.

mexico eletricitarios1
Delegação da CTB protesta diante do Consulado do México em São Paulo

Na ocasião, segundo relatos dos dirigentes da CTB, o cônsul mexicano demonstrou surpresa pela situação dos presos políticos, assim como a de trabalhadores de outras categorias, que convivem com a truculência de um governo que usa da violência para combater a organização sindical.

Portal CTB, com informações do SME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.