Sem acordo, greve dos vigilantes fecha oito museus na Bahia

A greve dos vigilantes na Bahia, iniciada na última segunda-feira (25), interferiu no cenário cultural do Estado. Segundo a assessoria da Diretoria de Museus (Dimus), oito museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) estão fechados em toda a Bahia, desde a última sexta-feira (01).

Em Salvador, o Museu de Arte Moderna (MAM), na avenida Lafayete Coutinho, na Contorno; o Palacete das Artes, na Graça; o Solar Ferrão e os Museus Udo Knoff e Tempostal, no Pelourinho; e o Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória ficaram fechados durante o final de semana. No interior, o Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu, e o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias, também não receberam visitação do público. Os museus permanecem fechados até o término da greve dos vigilantes

O trabalhadores dizem que manterão a greve até a próxima quinta-feira, 7, quando acontece o julgamento do dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Esta será a segunda audiência entre o patronato e trabalhadores, que não entraram em acordo no encontro da última quinta-feira, 28. A categoria pede o cumprimento da lei 12.740, que estabelece adicional de 30% de periculosidade e realiza manifestações na cidade há cerca de uma semana.

Entenda o caso

A greve começou na última segunda-feira, atingindo estabelecimentos como hospitais, escolas, shoppings e principalmente bancos. De acordo com informações do Sindicato dos Vigilantes da Bahia (Sindvigilantes-Ba), o motivo para a paralisação é a falta de pagamento de algumas empresas de vigilância do adicional de periculosidade de 30% que está previsto em lei sancionada no fim do ano passado.

A greve dos vigilantes é apoiada por diversas categorias, entre elas os bancários. Segundo o Federação dos Bancários da Bahia, todos os bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNB) suspenderam o atendimento em todas as agências. Já em diversas agências de bancos privados, o funcionamento está mantido apesar da ausência dos vigilantes.

Portal CTB coim agências