Sindmetal Jaguariúna inicia discussões sobre o futuro dos trabalhadores da Motorola (SP)

As negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna (SindMetal) e a Motorola sobre o futuro dos cerca de 2.500 trabalhadores da planta de Jaguariúna começaram a entrar em uma nova fase a partir da entrada da Flextronics nas conversas. Na última semana o Sindicato se reuniu com representantes da empresa asiática de manufatura de produtos eletrônicos, na sede da entidade, em Jaguariúna, para discutir os planos da companhia após a conclusão da operação de compra da Motorola, prevista para o fim deste primeiro semestre.

O presidente do Sindicato, José Francisco Salvino, o Buiú, deixou claro para os executivos da empresa que o objetivo da entidade é tão somente proteger o emprego, manter o que já foi conquistado e ampliar os direitos e benefícios dos funcionários da fábrica. “Hoje nossa preocupação é saber como ficarão os trabalhadores depois que a Flextronics assumir e não deixar que nenhum direito conquistado ao longo dos últimos 16 anos seja rebaixado”, afirmou.

Os representantes da Flextronics responsáveis pela transição do negócio na fábrica de Jaguariúna reafirmaram que os empregados da Motorola receberão nos próximos meses uma “carta-oferta” para trabalhar nas operações sob o comando da nova empresa na unidade. A Flextronics, porém, ainda fará uma avaliação de como utilizará a capacidade produtiva da planta e sobre as eventuais novas linhas que poderão ser montadas em Jaguariúna.

Novas reuniões entre Sindicato, Motorola e Flextronics devem acontecer nos próximos dias com a expectativa de que as questões que hoje afligem o trabalhador da empresa comecem a ser devidamente esclarecidas. Segundo o presidente Buiú, o SindMetal já colocou na mesa de negociações a reivindicação por um plano de benefícios aos trabalhadores da Motorola em razão da dispensa coletiva que haverá na empresa, ainda que eles sejam readmitidos pela nova controladora.

“Esta é nossa posição. Nós, trabalhadores, seremos desligados da Motorola, portanto, deveremos ser indenizados por isso. Vamos negociar algumas condições em benefício de todos os funcionários e será fundamental contar com o apoio e a mobilização dos trabalhadores para alcançarmos este objetivo”, ressalta o vice-presidente do SindMetal e funcionário da Motorola, Sandro Rovariz.

Fonte: Sindmetal Jaguariúna