Proposta do governo revolta médicos da BA que aprovam greve para o dia 20

Na assembleia realizada pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), na noite desta quarta-feira (6), a categoria deliberou, por unanimidade, a deflagração de greve a partir do próximo dia 20 de março. A decisão foi tomada quando médicas e médicos do estado discutiram a proposta apresentada pelo governo para o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV). A indignação tomou conta de todos.

Na avaliação dos quase 70 profissionais, a proposta ficou muito abaixo das expectativas da categoria. Mais que isso, ficou aquém de tudo que foi negociado com a comissão formada pela entidades médicas – ABM, Cremeb e Sindimed -, frustrando completamente o esforço feito nos últimos nove meses, após dezenas de reuniões com os representantes das secretarias de Saúde (Sesab) e Administração (Saeb).

De acordo com o presidente do Sindimed-BA, Francisco Magalhães, a frustração causada pela proposta irrisória, não esfriou os ânimos da categoria médica. “Ao contrário, existe hoje uma grande disposição de luta frente ao descaso com que o governo trata os médicos baianos”. Assim, a assembleia reafirmou a necessidade de um PCCV digno, referenciado no piso salarial nacional, definido pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), além de melhores condições de trabalho, fim das terceirizações e todo tipo de contratação precarizada.

No próximo dia 19 de março, os médicos fazem nova assembleia para avaliar qualquer avanço que possa ocorrer nas negociações. Mas o presidente do Sindimed alerta que “caso permaneça o fiasco apresentado até aqui, a greve é inevitável”.

Fonte: Sindmed-BA