Trabalhadores da Construção Civil da Bahia conquistam reajuste

Em assembleia geral concorrida, na última sexta-feira (08), cerca de 10 mil trabalhadores da construção civil aprovaram, por ampla maioria, o reajuste de 9%. Ficou acordado entre trabalhadores e patrões que o aumento de 8% será pago a partir de agora, retroativo à data-base de janeiro de 2013, e mais 1% a partir de 1º de julho, proposto pela mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Na última reunião de negociação, na tarde de sexta-feira, a direção do Sintracom-BA e da Fetracom-BA foram surpreendidos com a informação de que o Sindicato de Camaçari (SINDITICCC), que estava negociando junto com os outros sindicatos na mesa, havia fechado o acordo com 8% de reajuste. A pressão foi muita, mas a direção do Sindicato e da Federação foram firmes em não aceitar esse percentual.

A mediação feita pelos auditores fiscais do SRTE entendeu que precisava avançar e propôs o percentual de reajuste de 9%, sendo 8% de aumento já, mais 1% a partir de 1º de julho. A cesta básica aumentou para R$ 107, com o compromisso de equiparação em três anos.

De acordo com o presidente do Sintracom-BA, José Ribeiro, os trabalhadores saíram vitoriosos. “Não aceitamos a proposta vergonhosa dos patrões de 4% de reajuste e eles tiveram que aceitar a proposta dos mediadores da SRTE”, disse.

Ribeiro lembra que não foi o reajuste almejado pela categoria, ”mas foi o possível no momento, porque chegamos ao limite das negociações ou iríamos terminar no julgamento do dissídio no Tribunal Regional do Trabalho”. Ele lembra que isso aconteceu em 2011, quando os juízes deram um reajuste menor do que o proposto pela mediação do TRT, com desconto dos dias parados.

O Sintracom-BA está preparando uma edição especial do seu informativo impresso para distribuir aos trabalhadores nos canteiros, com mais informações completas sobre a Campanha Salarial 2013, a tabela de salários com o novo reajuste e fotos com os melhores momentos da luta.

Fonte: Sintracom-BA