CTB-RJ lança Congresso Estadual em plenária no Sindimetal

Cerca de 50 lideranças sindicais compareceram na manhã desta terça-feira (12/03) no Auditório Manuel Luiz, do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio) para a plenária estadual da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB). A plenária foi dedicada a memória do presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frias.

O objetivo da plenária foi convocar o congresso estadual da entidade, que será realizado entre os dias 6 e 9 de junho em local a confirmar.

ctbrj lancamento seminario4

A plenária foi aberta por uma exposição de conjuntura feita pelo dirigente nacional da CTB, João Batista Lemos. João exaltou a importância da central na disputa pelos rumos do país. Batista falou do ganho real do salário mínimo, os programas sociais que combatem a miséria (como o Bolsa Família) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI) como conquistas importantes dos governos Lula e Dilma.

João Batista Lemos, porém, ressaltou que é necessário avançar mais colocando a classe trabalhadora no centro do projeto nacional de desenvolvimento. Defendeu a realização de reformas de base (tributária progressiva, agrária, da educação, da mídia e política). Batista também apontou para a necessidade de reformulação da política macro-econômica com a redução da taxa de juros, controle do câmbio e fim do superávit primário. Ele afirmou a necessidade de mudanças na política econômica para que seja possível manter os avanços conquistados e que os desafios para que o país continue crescendo, distribuindo renda e que passe a colocar o trabalhador no centro do projeto de desenvolvimento serão os desafios a serem debatidos no congresso da CTB.

ctbrj lancamento seminario5

ctbrj lancamento seminario2

Após o fim do ponto de conjuntura, um ponto sobre o Congresso da CTB teve início. O congresso nacional será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto no Anhembi-SP. A expectativa é da presença de cerca de 1500 delegados. No plano estadual, a CTB apresentou um grande crescimento saltando de 11 sindicatos filiados em seu último congresso para 24 sindicatos e 22 núcleos sindicais aptos a participarem do Congresso deste ano. A expectativa é que 250 delegados participem do congresso estadual.

Fonte: CTB-RJ (foto: José Roberto Medeiros)