Em Jaguariúna (SP), trabalhadores ampliam pressão e mantêm conquistas junto à Flextronics

Um passo importante nas negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal) e as empresas Motorola e Flextronics foi dado na quarta-feira (27). Após longa reunião, as partes chegaram a um acordo sobre a manutenção da atual jornada de trabalho de 40 horas semanais, praticada pela Motorola, quando a Flextronics assumir as operações da fábrica, a partir deste mês de abril. A empresa queria a elevação da jornada para 44 horas semanais.

Para o Sindicato e os funcionários da empresa, a jornada de 40 horas é uma conquista dos trabalhadores da Motorola que não poderia ser sacrificada neste processo de venda da empresa. “Este era um ponto de honra nas negociações. A roda da história, assim como a da luta dos trabalhadores, gira para frente e não para trás. Não dá para admitir que queiram vir pra cá retirar direitos que já conquistamos. Aceitamos, sim, discutir avanços, jamais retrocessos”, afirma o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino, o Buiú.

A questão da jornada de trabalho era um dos últimos itens ainda em aberto da pauta de reivindicações dos trabalhadores que o Sindicato vem discutindo com as duas empresas desde o início do ano. A entidade manteve uma postura firme de lutar para manter todas as conquistas que já eram gozadas pelos trabalhadores da Motorola e que a partir de agora migrarão para a Flextronics.

Os trabalhadores da empresa apoiaram o Sindicato nesta luta e deram uma grande demonstração de força na semana passada, quando fizeram uma paralisação de 3 horas no primeiro e no segundo turnos com o objetivo de defender suas conquistas nesta transição para a nova empresa. A mobilização deu resultado imediato.

motorola sindimetal5

“Depois das assembleias, conseguimos avançar em vários pontos que estavam emperrados. As empresas viram que não estamos para brincadeira quando ameaçamos fazer greve para defender nossos direitos. Estamos enfrentando três gigantes do capitalismo mundial – Motorola, Google e Flextronics – mas não baixamos a cabeça em nenhum momento e estamos fazendo prevalecer nossos direitos”, ressalta Buiú.

Ainda restam alguns detalhes para a conclusão das negociações, com a expectativa de serem fechados na próxima terça-feira, 2 de abril, data da próxima reunião entre Sindicato e os diretores das duas empresas. Assim que os termos negociados forem oficializados, o SindMetal retornará à porta da Motorola para colocá-los em votação pelos trabalhadores de todos os turnos.

Bruno Felisbino – Comunicação SindMetal