Médicos do Samu de Salvador paralisam atividades nesta 5ªfeira

Os médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador agendaram para a próxima quinta-feira (04) o início da paralisação da categoria por tempo indeterminado. Os médicos reivindicam melhores condições de trabalho e aumento salarial.

Nesta segunda, eles ocupam a tribuna da Câmara de Vereadores para denunciar a situação e, na próxima quarta (3), participam de audiência de mediação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA).

De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), os profissionais ganham menos que médicos que trabalham em cidades menores e, a princípio, com menos carga de trabalho, a exemplo de Feria de Santana e Jequié. Eles ressaltaram que a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) paga o pior salário do Samu no Brasil.

No ultimo dia 18 de março, uma reunião, realizada na secretaria e o Sindimed, tratou o assunto, sendo que os médicos fizeram outras reivindicações como a questão da mobilidade, aumento do número de ambulâncias e construção de novas bases.

Além disso, a Secretaria ficou ciente de que é preciso fazer uma avaliação no Plano de Cargos e Salários do Samu, para que seja feita uma revisão da gratificação para funcionários. Do mesmo modo, foi cobrado o acréscimo de um valor no salário dos motociclistas do Samu.

De acordo com lei municipal, todo trabalhador que utiliza motocicleta tem direito a esse acréscimo. Os funcionários da Superintendência de Trânsito e Guarda Municipal já ganham esse valor. Os do Samu, não recebem.

Outra queixa dos médicos é o aumento na sobrecarga de trabalho decorrente da falta de médicos e TARM (telefonista auxiliar de regulação médica), sendo necessária a chamada de médicos que passaram no concurso.

Fonte: Sindimed-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.