Sindicato da construção civil de Itabuna exige direitos dos trabalhadores

Aconteceu nesta segunda-feira (01) pela manhã, em frente à agência Itabuna da Caixa Econômica Federal, uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Itabuna, Bahia, reivindicando o pagamento das verbas rescisórias das empresas Runa, Verte e FM Construtora.

As empresas perderam os contratos de construção de obras do programa “Minha Casa, Minha Vida” e suspenderam a execução das obras e deixaram de herança para os trabalhadores o não pagamento de direitos rescisórios.O sindicato advoga a intervenção da Caixa Econômica Federal no processo a fim de agilizar a resolução do problema.

Na opinião da diretoria do Sindicato cabe a prefeitura mais rigor na hora do credenciamento de empresas para a licitação. “A falta de exigência provoca a contratação de construtoras sem a devida qualificação para a execução de obras tão importantes. Cabe também à Caixa Econômica Federal, como agente financeiro do governo, mais austeridade na fiscalização dos empreendimentos, os resultados muitas vezes são construções mal executadas e mal acabadas, muitas vezes com defeitos estruturais, além do prejuízo aos trabalhadores que cumprem o seu papel vendendo a sua força de trabalho e em contra partida não percebem os devidos direitos”, destacou em nota a entidade sindical.

Portal CTB com Sindicato dos Bancários de Itabuna