Protesto contra reajuste da passagem de ônibus reúne multidão em Porto Alegre

Convocada pelas redes sociais, a mobilização de estudantes contra o aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre tomou conta da Praça Montevidéu no fim da tarde da última segunda-feira (01). Próxima manifestação está marcada para as 18h de quinta-feira, em frente à Prefeitura.

Desde as 15h, quando o prefeito José Fortunati se reuniu com representantes da União Estadual dos Estudantes (UEE) e da União Gaúcha dos Estudantes (Uges), a Guarda Municipal já guarnecia a porta principal da prefeitura.

“Nós repudiamos a reunião realizada nesta segunda à tarde e não temos nenhuma expectativa de que seja cumprido o que foi prometido”, disse Lucas, estudante que integrou o protesto.

Ele se referia às promessas do prefeito de promover um seminário aberto à população para esclarecer como é calculado o preço da passagem, além de permitir que estudantes façam parte da comissão para construir a nova licitação do transporte público.

Quando o relógio digital que fica em frente à prefeitura marcava 18h16min, apitos, cornetas, palmas e gritos de “Mãos ao alto, esse aumento é um assalto” marcaram o início da manifestação. Durante cerca de 20 minutos, os manifestantes ficaram na prefeitura, erguendo faixas, agitando bandeiras. “Quem não pula quer aumento”, gritavam. E pulavam.

Depois, a multidão seguiu em marcha pela Avenida Julio de Castilhos em direção à rodoviária ocupando o terminal localizado no Centro Popular de Compras. A mobilização teve fim por volta das 20h30min no Largo Zumbi dos Palmares.

Portal CTB com agências