Trabalhadores fundam o Sindicato dos Aeroviários da Bahia e aprovam filiação à CTB

Com uma concorrida assembleia de fundação, realizada nesta segunda-feira (1º), foi criado o Sindicato dos Aeroviários do Estado da Bahia (SAEB). Os trabalhadores e trabalhadoras das empresas aéreas reunidos no auditório do Sindicato dos Comerciários de Salvador, em Nazaré, aprovaram ainda o Estatuto Social da entidade e sua filiação à CTB.

A categoria engloba cerca de 5 mil trabalhadores lotados nos aeroportos de Ilhéus, Porto Seguro, Barreiras, Vitória da Conquista e no Aeroporto Internacional de Salvador. Entre as bandeiras de lutas que serão defendidas pelo novo sindicato estão a batalha contra a privatização dos aeroportos, considerada um retrocesso para o país, melhores salários e mais investimentos em saúde e segurança no trabalho.

Membro da Comissão de Pró-Fundação da entidade, o agente de bagagem Cléber Sales diz ser o início de uma nova jornada. “A gente espera poder se organizar melhor e qualificar nossa luta pela valorização da categoria”, afirma ele ao reclamar que a média salarial dos trabalhadores não passa de dois salários mínimos.

A agente de aeroporto Luciana Tavares também é membro da comissão e reclama da perda de direitos com a chegada de novas companhias aéreas. “Nosso maior objetivo é fazer com que a categoria possa travar seus próprios debates. Ser aeroviário hoje é uma fantasia, pois há uma desvalorização e precarização de salários, benefícios e concessões”, ressalta. Ela também entende como um avanço a filiação à CTB, pela agregação que a Central promove entre os trabalhadores baianos.

A assembleia foi acompanhada por diversos dirigentes da CTB-BA. Para o presidente regional da central, Adilson Araújo, a materialização do Novo Sindicato dos Aeroviários da Bahia oportuniza um ambiente novo e permite a projeção das bandeiras da categoria a nível regional, visto que a atuação do sindicato nacional na Bahia é alvo de várias críticas. “Com a criação do SAEB, teremos uma participação mais direta e permanente na luta dos trabalhadores”, destacou.

Com a fundação aprovada, os trabalhadores definem agora a formação de sua diretoria, que será definida esta semana. “Teremos uma gestão combativa capaz de dialogar com toda a comunidade aeroviária, inclusive gerentes e supervisores”, afirma Luciana Tavares.

Por Wilde Barreto (Fotos: Getúlio Lefundes Borba)