Metalúrgicos da Motorola Jaguariúna (SP) aprovam acordo de transição para a Flextronics

Os trabalhadores da Motorola aprovaram nesta quarta-feira (10) o acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna (SindMetal) com a direção da Motorola de Jaguariúna e com os representantes da empresa Flextronics.

A assembleia geral foi realizada nos três turnos de trabalho da empresa e encerrou uma longa negociação que começou no fim do ano passado, após o anúncio da venda da fábrica da Motorola em Jaguariúna para a Flextronics. Desde então, a grande preocupação dos trabalhadores e do Sindicato era com relação ao futuro dos cerca de 2.300 funcionários com a chegada da nova empresa.

A atuação do Sindicato, desde o início, foi pautada com firmeza pela manutenção do emprego e de todas as atuais condições de trabalho praticadas na Motorola na transição para a Flextronics. Isso incluía manter a jornada de 40 horas semanais na nova empresa e não ceder em nenhum benefício ou direito conquistado ao longo dos últimos 16 anos na Motorola.

O presidente do SindMetal, José Francisco Salvino, o Buiú, classifica este momento vitorioso como “histórico e exemplar” para a luta dos trabalhadores da região e do Brasil. “Tivemos mais de 50 horas de negociações árduas e desgastantes com as duas empresas. No início eles vieram com uma pauta de elevação de jornada de 44 horas e redução de uma série de conquistas que suamos para conseguir nesses anos todos. Nossa posição foi firme e, quando as negociações chegaram a um impasse, fomos até a porta da empresa informar aos trabalhadores. Mostramos aos patrões que não aceitaríamos qualquer retrocesso e partiríamos para uma grande greve se fosse necessário. Esta mobilização foi o fator fundamental para o sucesso da negociação”, explica.

O acordo assinado garante o emprego de todos os funcionários da Motorola na nova empresa. Eles receberão uma “carta-oferta” para admissão na Flextronics, por meio da qual terão direito a um “plano de benefícios” em caso de demissão sem justa causa. Assim, se o trabalhador for dispensado dentro do primeiro ano e meio após a admissão na Flextronics ele será indenizado com um bônus salarial conforme o tempo trabalhado na Motorola e terá acompanhamento para sua recolocação profissional.

Além disso, os trabalhadores não terão prejuízo em nenhum outro direito hoje assegurado, como convênio médico, plano odontológico, assistência farmacêutica, reajuste salarial, etc, permanecendo, na Flextronics, as mesmas condições existentes hoje na Motorola.

“Foi uma grande vitória para os trabalhadores nesta queda de braço com duas grandes empresas multinacionais. Esta luta deve servir de exemplo aos trabalhadores em geral de que, quando nos unimos por uma causa, somos muito fortes e nada nem ninguém pode nos impedir de alcançar nossos objetivos”, ressalta Buiú.

A expectativa é que a transição da Motorola para a Flextronics deverá ser concluída dentro de aproximadamente um mês.

Fonte: SindMetal