CTB-PB prossegue com encontros regionais rumo ao 3° Congresso Estadual

No sexta-feira e no sábado (12 e 13), a CTB Paraíba, realizou mais dois encontros regionais em Sousa e Pombal, rumo ao 3° Congresso Estadual da Central, que acontece nos dias 7 e 8 de junho. A etapa estadual é uma fase preparatória ao Congresso Nacional, que ocorre nos dias 22 a 24 de agosto, em São Paulo.

plenariassouza2

Na sexta-feira, foi realizada a reunião com os sindicatos filiados na Regional de Sousa, que conta com 12 entidades filiadas. Já no sábado, na Regional de Pombal, que conta com 10 entidades filiadas.

A discussão gerou em torno da legalização dos sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a realização do Curso de Formação Sindical nos dias 4 e 5 de maio em João Pessoa e a participação dos sindicatos no 3° Congresso Estadual da entidade.

Sobre o curso de formação sobre gestão sindical, acontecerá na sede do SINTESP em João Pessoa, no Campus I da UFPB e deve contar com a participação de 60 sindicalistas, especialmente os presidentes de sindicatos que se filiaram a central recentemente.

Além desses pontos, foi discutida a realização de atividades no dia 1° de maio em todos os municípios pelas entidades sindicais, como também a possibilidade de atos públicos em Sousa e Pombal, convocando assim as demais entidades sindicais e movimentos sociais sobre o dia do trabalhador.

No dia 19 de abril, pela manhã será realizada a reunião em Campina Grande e a tarde em João Pessoa. Já no dia 20 será a vez da cidade de Itaporanga no Vale do Piancó, que sediará a reunião. Dia 27 será em Patos, concluindo assim as sete reuniões em todas as regionais onde tem sindicatos filiados a central.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Cruz denunciou a perseguição que a entidade vem sofrendo do prefeito municipal, que deixou de fazer o repasse das mensalidades sindicais, alegando que a entidade ainda não tinha a carta sindical, em virtude de está tramitando no Ministério do Trabalho e Emprego. No dia 23 de abril a CTB e sindicatos da região realizarão um ato público em frente a Prefeitura para denunciar a perseguição política que vem sofrendo, como também entrar imediatamente com ações na justiça contra a perseguição aos dirigentes sindicais.

Para o presidente estadual da CTB/PB, José Gonçalves, as reuniões têm surtido efeitos positivos, pois através da discussão na base a central passa a compreender as demandas e as dificuldades enfrentadas pelos sindicatos filiados e poderá apoiá-los em suas lutas e reivindicações.

Fonte: CTB-PB