Fazendários baianos mostram união e força em paralisação

A paralisação de 24 horas dos servidores da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, na quinta-feira (18), contou com ampla adesão da categoria, em todas as unidades da Sefaz, postos e volantes fiscais, Inspetorias de comércio e trânsito em todo o estado, assim como a adesão dos trabalhadores dos SAC’S e do prédio sede da Fazenda, no CAB, foi absoluta e inquestionável e, ainda mais do que isso, foi unificada.

Auditores fiscais, agentes de tributos e técnicos administrativos provaram nessa data (18/04) que a cultura do enfrentamento, com qualquer que seja o governo estabelecido no Estado, quando for necessário, será travada no campo da luta, em defesa dos legítimos interesses da categoria. Como resultado, a direção do Sindsefaz foi convidada para uma conversa com o secretário da Fazenda Carlos Petitinga ao final da tarde, após os protestos.

O secretário disse que os desafios são muitos na administração e que as finanças não são as melhores e que conta, ainda, com um limite da Lei de Responsabilidade Fiscal a que o Estado está subordinado para atender a pauta de reivindicações da categoria.

Aproveitou também para afirmar que as modificações de cargos na Sefaz continuarão e pediu ao Sindicato que isso seja encarado com naturalidade. Após essa introdução, o secretário afirmou que as demandas dos fazendários continuam em debate no governo e que, apesar do seu desejo pessoal, não produziram, ainda, respostas efetivas para conhecimento dos fazendários.

sindsefaz ba CTB

Os diretores do Sindsefaz presentes à reunião afirmaram que esperavam que o convite significasse o início de uma discussão objetiva da categoria com o governo, através da Sefaz sobre a pauta financeira apresentada. Afirmaram que desejam conhecer os números analisados pelo núcleo do governo e debater de forma produtiva as alternativas de soluções para atender aos interesses dos três segmentos da Sefaz, e por isso lamentavam, mais uma vez, a afirmação do gestor da Sefaz quanto a falta de respostas.

Os diretores disseram, ainda, que a categoria está muito mobilizada para alcançar seus objetivos e que na manhã desta sexta feira (19/4) farão uma avaliação do movimento. Porém desejam que a Sefaz, até a próxima quarta-feira, no máximo, apresente uma proposta concreta às reivindicações postas, pois assim determinou a assembleia geral no último dia 08 de abril. Não havendo atendimento, e estando em assembleia permanente, os fazendários analisarão os rumos do movimento podendo ratificar uma a greve geral na Fazenda por tempo indeterminado.

Fonte: Sindsefaz-BA