Insatisfeitos, servidores da saúde da Bahia cogitam paralisação

Insatisfestos com a forma como o governo estadual está tratando a categoria, os servidores da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) podem aprovar, em assembleia no próximo dia 25,  um indicativo de greve por tempo indeterminado. A atividade, convocada pelo Sindmed-BA, acontece a partir das 16h, no Sindicato dos Bancários

O principal ponto da pauta de reivindicações dos servidores da Sesab é o percentual do reajuste salarial de 2013, indefinido até o momento apesar da data-base da categoria ser janeiro.

Desde dezembro o funcionalismo estadual como um todo, representados pela CTB e a Federação dos Trabalhadores Públicos da BA (Fetrab), entidades às quais o Sindsaúde é filiado, encaminhou ao governo a pauta de reivindicações gerais, incluindo o reajuste linear na data-base. O documento já deixava claro que apenas o repasse do índice do IPCA/IBGE 2012, de 5,84%, colocava grande parte dos vencimentos dos trabalhadores abaixo do salário mínimo.

Quatro meses depois, o governo ainda não sinalizou com nenhum percentual, nem sinalizou a retroatividade em relação ao mês de janeiro. Na pauta de reivindicação, os servidores pedem que o reajuste salarial seja calculado com base no índice da inflação mais o ganho real.

Além disso, os trabalhadores discutirão na assembleia a proposta de unificação do debate sobre a implantação do novo sistema de ponto eletrônico. Os servidores estão insatisfeitos com a falta de diálogo por parte da Sesab, nas diversas unidades da capital e do interior, para esclarecer as dúvidas sobre a instrução normativa que regulamenta o novo sistema. O Sindsaúde e os servidores reivindicam que a implantação do cartão de ponto leve em consideração as especificidades de cada unidade.

Na assembleia, dirigentes do sindicato vão aproveitar, ainda, para esclarecer aos servidores que têm direito a promoção quais os trâmites que devem seguir para solicitar o benefício. O encontro será às 16h, no auditório do Sindicato dos Bancários, nas Mercês.

Portal CTB com Sindsaude