CTB Goiás realiza Congresso Estadual massivo e elege nova direção

Cerca de cem representantes de entidades sindicais, do campo e da cidade, e núcleos de base participaram, no dia 20, do 2º Congresso Estadual da CTB-GO, que reconduziu a professora Ailma Maria à presidência da Central.

A mesa de abertura do Congresso contou com presença da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Arantes; da deputada estadual, Isaura Lemos; do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; do Superintendente Regional do Trabalho, Arquivaldo Bites Leão Leite; e dirigentes  da CTB Nacional, Eduardo Navarro, secretário de Imprensa e Comunicação, e Salaciel Vilela, secretário-geral adjunto.

Participaram ainda representantes  da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), da Confederação dos Trabalhadores na Construção Civil, da União Brasileira de Mulheres (UBM), da NCST. 

ctbgo congresso1

Durante a atividade, além de promover um relevante debate sobre conjuntura nacional feita por Luiz Carlos Orro, foi realizado um painel ministrado pela representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), Lúcia Rincon, que abordou os desafios para a mulher no mercado de trabalho.

Integrante do Conselho Nacional de Mulheres, Lúcia apresentou dados nacional e internacional acerca da desigualdade de direitos que se abate sobre as mulheres no mercado de trabalho e os  desafios colocados para o efetivo empoderamento feminino. 

3congresso1

No período da tarde, os participantes elegeram ainda os delegados e delegadas ao 3º Congresso Nacional e debateram as emendas ao caderno de teses, documento que norteará a discussão nacional.

Ao final, foi eleita a nova direção que comandará a CTB-GO pelos próximos quatro anos. Com uma reconhecida trajetória de luta dentro do movimento sindical, a reeleita  Ailma Maria, ressaltou a proposta de crescimento no estado.

3congresso6

3congresso4

“É um novo desafio, porque o primeiro mandato foi construção da CTB. Agora, nessa nova etapa vamos consolidar um trabalho com perspectiva de crescimento e de melhor condução diante da nova fase e da visibilidade conquistada pela CTB. O Congresso elegeu uma direção que de fato vai assumir. Um conjunto eleito com responsabilidade e compromisso com a  pauta dos trabalhadores”, afirmou.

Acompanharam os trabalhos e contribuíram com o processo de discussão Eduardo Navarro e Salaciel Vilela, que parabenizaram os presentes pela massiva participação. “Foi um grande Congresso, massivo e participativo, que refletiu a importância que a CTB vem adquirindo na luta dos trabalhadores e trabalhadoras no estado Goiás. A recondução da atual direção, que foi testada na luta, foi a ratificação do trabalho realizado. Ao mesmo tempo em que ampliou com a incorporação de novos sindicatos”, afirmou Navarro.

3congresso3

Outra medida tomada no sentido de democratizar gestão, foi a criação do Conselho da Entidade, órgão consultivo da direção estadual.

Portal CTB

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.