No dia do metalúrgico, Sindmetal Caxias do Sul homenageia trabalhadores

Os sócios do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região por 25 e 50 anos ou mais, receberam, neste sábado (20), o jubileu de prata, ouro e diamante. O evento foi realizado no Grêmio Esportivo Gianella e lembrou também o dia do metalúrgico, comemorado no dia do patrono, Tiradentes, 21 de abril.

O presidente em exercício, Leandro Velho, disse que os homenageados foram homens e mulheres que se mantiveram sócios e ajudaram a construir a entidade. “Imaginem as dificuldades dos companheiros da década de 30, quando nem existiam as leis do trabalho. Tudo o que nós temos hoje, temos que agradecer a cada um que ajudou o Sindicato e, com seu trabalho, contribuiu para desenvolver esta cidade que é Caxias do Sul”.

Um dos homenageados no evento, que recebeu a placa de diamante, foi Rodolfo Eberle. Sócio do Sindicato há 68 anos, ele disse que a importância da entidade está no fato de sempre ter lutado pelos operários. “Lembro das reuniões por aumento de salários, ainda da época do Bruno Segala. É uma entidade que sempre teve importância porque sempre lutou pelos metalúrgicos na parte social e de trabalho. Sempre aproveitei médicos, dentistas, todos os benefícios que a entidade ofereceu”, disse.

Roberto Elias de Moura, que recebeu o jubileu de prata, disse que sente no Sindicato uma entidade sempre pronta a atender quando necessita. “Nesses 25 anos, sempre que precisei procurei a entidade e fui bem atendido. Sempre consegui atendimento médico para mim e para a minha família. Também foi importante para mim e para todos os trabalhadores da empresa Guerra, a conquista do PPR”, relembrou.

O deputado federal, Assis Melo também prestou sua homenagem aos sócios jubilados. “Hoje é dia de olhar para trás, para a história de cada um destes trabalhadores e pensar na grande responsabilidade que tem quem está à frente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. Temos que refletir, olhar o passado para compreender o presente e fazer um futuro cada vez melhor. Temos que compreender que a luta dos trabalhadores vem de longe e não há nada do que temos hoje que não seja fruto dessa luta. Nos sentimos honrados em momentos como este e seguimos em frente nos espelhando em vocês”, finalizou.

Foto: Viviane Daros