Funcionários dos bancos públicos baianos definem pauta de reivindicação

Na Bahia, os funcionários do BB, BNB e Caixa já estão com as pautas de reivindicações prontas para serem apresentadas no congresso nacional de cada banco. As demandas foram definidas no Encontro dos Bancos Públicos, realizado no último sábado (20), no Sindicato da Bahia.

Para os empregados da Caixa, os principais eixos que serão discutidos no Conecef, entre os dias 17 e 19 de maio, em São Paulo, são: isonomia, reposição das perdas salariais do governo FHC, elevação do piso calculado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), tíquete dos aposentados, além das condições de saúde do trabalhador e dos planos de carreira.

Os funcionários do BB também definiram as prioridades a serem defendidas no Congresso Nacional, também entre 17 e 19 de maio, em São Paulo. Destaque para o fim do plano macabro de funções comissionadas, implantado de forma unilateral, o fim das metas e do assédio moral, melhorias no plano de saúde e plano odontológico e jornada de seis horas para todos.

Para os bancários do BB, o momento é de mobilização contra o desrespeito da direção da empresa com os trabalhadores. A marca da atual gestão tem sido a intransigência e o autoritarismo. Por isso, os funcionários reafirmaram, durante o encontro, a realização de uma paralisação nacional de 24 horas no dia 30 de abril.

Em relação ao BNB, entre as propostas a serem levadas para o congresso nacional, nos dias 24 e 25 de maio, estão o reajuste dos empréstimos de férias pelo reajuste dos salários, a serem liquidados até agosto, a valorização dos caixas, a diminuição da periculosidade, o pagamento integral da hora extra e o fortalecimento do banco.

Delegados eleitos

O primeiro passo foi dado na Bahia no processo que desemboca na campanha salarial. Funcionários de cada público discutiram e votaram acerca dos delegados que representam o Estado nos respectivos congressos nacionais.

Na Caixa, a eleição foi realizada por meio do voto aberto e 20 delegados foram escolhidos. Do total, 15 estão na ativa, cinco são aposentados e cerca de 30% da delegação é feminina.

O Banco do Brasil teve processo semelhante, com a eleição de 20 delegados para o congresso nacional, que acontece de 17 a 19 de maio, em São Paulo.

Situação diferente passa o BNB, que terá assembleia, no dia 2 de maio, às 18h30, na sede do Sindicato, Mercês, para definir os delegados. Todos os funcionários devem participar.

Fonte: Sindicato dos Bancários Bahia