Mato Grosso do Sul, Acre e Pernambuco definem a data de seus Congressos Estaduais

Com objetivo de dar andamento preparativos ao 3º Congresso Nacional da CTB, as seções estaduais do Mato Grosso do Sul, Acre e Pernambuco já definiram a data para a realização de seus Congressos Estaduais.

Além de eleger delegados e delegadas à etapa nacional, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, os eventos estaduais terão a missão de atualizar a política de central na região e eleger a nova diretoria estadual.

No Mato Grosso do Sul o congresso acontece no dia 17 de maio, de acordo com o cetebista, Marco Marins, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Extração, Mineração e Carvoaria do MS.

A atividade, que acontece em Campo Grande, no Centro de formação Vicente Palocci,  deve reunir cerca de 150 representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, na extração, professores, correios, funcionários públicos, entre outros.

“Esse congresso é de suma importância, no sentido de dar continuidade ao trabalho que a CTB tem desenvolvido na região. Inaugura uma nova fase para a Central no estado, inclusive com a eleição de novos membros na direção, que serão os responsáveis por esse trabalho”, destacou Marins.

Dia 24 de maio foi a data escolhida pela CTB Acre, para a realização de seu Congresso, que deve reunir em torno de 80 dirigentes de sindicatos  filiados e não filiados, que foram convidados para o evento. Além de representantes das demais centras sindicais.

No Acre, o Congresso  será realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores em Agriculturas (Fetacre) e deve reunir cerca de 80 sindicalista de sindicatos filiados e não filiados, que foram convidados para o evento.

“Eu acho que esses três anos serviram para construir um alicerce para o crescimento da CTB. Nesse período conquistamos o reconhecimento tanto do movimento sindical como das categorias, exemplo disso é a filiação Fetacre, que é resultado desse trabalho. Agora o nosso objetivo será ampliarmos a participação e filiação de sindicatos aqui na região, fortalecendo o trabalho da CTB”, destacou o professor Chaves, presidente da CTB-AC.

Em Pernambuco, o Congresso terá duração de dois dias: 31 de maio e 01 de junho. E deve reunir, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (UPE), trabalhadores rurais, professores, metalúrgicos, correio e servidores, entre outros.

A abertura acontece no dia 31 de maio, às 14h, e será seguida por um ato político. No segundo dia do evento, os delegados e delegadas terão a oportunidade de eleger a nova direção e seus representantes ao Congresso Nacional.

De acordo com o dirigente da CTB-PE, Josiel Galvão a expectativa para o congresso é muito grande. “Temos o desafio de dar um salto de qualidade na CTB-PE. Estamos devendo, pois ainda somos uma central pequena na região, mas expectativa de crescimento é grande. Na próxima gestão nosso maior desafio será ampliarmos essa participação e, consequentemente, nossa representatividade  e consolidação”, afirmou Josiel Galvão.

Portal CTB