CTB-SP realiza plenária em Bauru preparatória ao 3º Congresso Estadual

Em evento ocorrido na tarde de 19 de abril, no município de Bauru, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), através da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), realizou uma plenária para debater os temas que serão abordados no 3º Congresso Nacional da CTB, agendado para 22, 23 e 24 de agosto.

O evento contou com a participação de sindicalistas de diversas categorias, com destaque para uma intensa presença dos dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR’s) filiados à Fetaesp. Diante de uma exposição sobre a atual conjuntura nacional relativa ao trabalho, os participantes debateram as propostas a serem discutidas nas etapas estadual e nacional do Congresso, que tem por objetivo fazer um balanço político-organizativo da CTB, realizar possíveis alterações estatutárias, aprovar o Plano de Lutas, eleger a direção plena e conselho fiscal da entidade.

A regionalização da CTB também foi destaque durante o evento. Em virtude da extensão demográfica do estado de São Paulo a Central pretende constituir subsedes objetivando aproximar a Central de seus filiados.

O presidente da Fetaesp, Braz Albertini, aponta positivamente para a proposta da Central, diante da experiência acumulada pela Federação, que no ano passado comemorou 50 anos. Em 1979, a Fetag paulista constituiu grupos regionais formados por dirigentes sindicais e desde então, periodicamente, realiza reuniões.

Outro ponto importante, destacado por Albertini, é a transferência da sede da Federação da Capital para o interior em 2008. “Temos obtido resultados positivos com a aproximação da Fetaesp e suas bases”, pois, “agiliza o atendimento aos sindicatos filiados por todo o estado, aproximando as demandas das bases e as reivindicações que tomam forma no estado e até nacionalmente”. Desde a filiação da Federação à Central em setembro de 2011, a CTB intensificou o atendimento e relação com o sindicalismo rural e, atualmente, 35 STR’s filiados à Fetaesp também constam como seus associados.

Por Giuliano Martins – Fetaesp
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.