Trabalhadorres dos Correios de SP e RJ decidem nesta quinta-feira se entram em greve

Nesta quinta-feira (09), os trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro e São Paulo, que se encontram em estado de greve, devem decidir de promovem uma paralisação de 24 horas, a partir das 22h.

A decisão deverá ser tomada após a intransigência da direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) se negando a acatar mediação do Ministério Público, que – no último dia 30 de abril, sugeriu que a PLR fosse paga até esta terça-feira, nos moldes dos cálculos de 2011.

A Empresa, num ato que indignou a categoria, além de não pagar o proposto,  enviou telegrama aos 116 mil trabalhadores em todo Brasil, distorcendo os fatos, e desrespeitando, inclusive o próprio Ministério Público. Os trabalhadores também protestam sobre as péssimas condições de trabalho enfrentadas pela categoria.

No telegrama a Empresa alega que, devido ao impasse, ela entrou com pedido de mediação no Ministério Público do Trabalho, o que não é verdade: quem pediu a intermediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), diante do impasse nas negociações da PLR criado pela ECT foi a FINDECT, conforme ofício de 9 de abril, que relata todos os obstáculos colocados pela Empresa para essa negociação.

Sintect Rio de Janeiro e São Paulo fazem parte dos Sindicatos Unificados filiados à Federação Interestadual de Trabalhadores do Correios (Findect), que congrega ainda Bauru, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rondônia, que acaba de se filiar.

A Findect e os Sindicatos Unificados à ela filiados, se empenharam em garantir que a PLR fosse negociada, e não imposta pela ECT. Foram várias reuniões de negociação e, devido à postura da ECT, que não quer abrir mão de suas imposições, duas reuniões de mediação no Ministério Público do Trabalho solicitadas pela Federação.

Na 2ª reunião de Mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, ocorrida dia 30 de abril, o MPT apresentou uma proposta para a PLR 2012, que deve ser paga agora em 2013. Ela consiste na adoção dos mesmos critérios usados na PLR 2011, sem o uso do GCR e sem “Parcela Estratégica” de 10% para privilegiar uma minoria. Participaram da reunião representantes da ECT, da  Findect – Sindicatos Unificados.

No Rio de Janeiro a Assembleia acontece a partir das 18:30, no Centro do Rio – Rua Afonso Cavalcante. Em São Paulo, os ecetistas participam da assembleia que acontece no CMTC CLube, a partir das 18h.

Fonte: Sintect-RJ e SP