Greve na educação segue com protestos em Ji-Paraná (RO)

Os trabalhadores em educação de Ji-Paraná, em Rondônia, em greve há quase um mês, realizaram na última quinta-feira (13), uma manifestação pela melhoraria da qualidade do ensino no estado. Na capital Porto Velho, a greve já dura 40 dias e os trabalhadores protestam nas ruas e avenidas contra o fim do desconto da contrapartida no pagamento do auxílio transporte, melhores condições de trabalho e outros itens que visam à melhoria da qualidade do ensino.

Os trabalhadores em educação estadual rejeitaram a contraproposta apresentada pela Secretaria de Educação (Seduc), de repor as perdas inflacionárias somente a partir do segundo semestre de 2014. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia, (Sintero), acredita que o governo tem condições de fazer uma contraproposta para ser implantada ainda neste ano, utilizando recursos de custeio da educação.

Em Ji-Paraná, os servidores reivindicaram em forma de passeata nas ruas da cidade e disseram que a contraproposta do Governo de Rondônia não atende as reivindicações e carências dos trabalhadores da categoria.

Na nota do Governo divulgada nos meios de comunicação, o governo alega que não possui recursos para atender às reivindicações e que não pode conceder reajuste salarial, pois a folha de pagamento estaria no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em várias Regionais, os trabalhadores em educação estão desenvolvendo atividades conjuntas com outras categorias de servidores estaduais em greve, a exemplo dos municípios de Ariquemes, Machadinho Do Oeste, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Algumas escolas de Ji-Paraná informaram que os alunos deverão ter as aulas repostas no mês de julho e no mês de dezembro. Com informações de Assessorias, Governo e Sintero.

Portal CTB com agências