Bancários de Vitória da Conquista apresentam demandas ao novo Superintendente do BB

O novo Superintendente Regional do Banco do Brasil, Saulo Xavier, esteve no Sindicato de Conquista na última terça-feira (18) para conhecer a entidade de representação dos trabalhadores do Banco do Brasil. Na ocasião, o presidente do Sindicato, Delson Coêlho, apresentou diversas demandas da base sindical ao gestor.

Durante a reunião, Delson Coêlho reafirmou que o movimento sindical está em total descontentamento com a postura de intransigência adotada pela diretoria do BB em âmbito nacional. “Há determinadas formas de afronta aos trabalhadores e ao movimento sindical que não observávamos no Banco do Brasil desde a década de 1990. Estamos iniciando a nossa campanha salarial e é importante que os direitos dos bancários sejam respeitados por essa diretoria”, apontou Delson.

Como exemplo das arbitrariedades cometidas, citou casos rotineiros de descomissionamentos, assédio moral e sexual em instâncias superiores e práticas anti-sindicais de vários gestores do BB.

Durante a reunião, Saulo Xavier frisou a forma como atua, destacando o aspecto da transparência como importante elemento na relação com o trabalhador. “Não vendo o que não entrego. Como gestor, acredito na transformação das equipes”, disse.

Em um segundo momento, também foram apresentadas a Saulo Xavier algumas demandas localizadas da base do Sindicato. Confira abaixo:

Descomissionamentos

A direção do Banco do Brasil tem pressionado e assediado diversos comissionados por meio da cláusula 42ª, que trata da avaliação de desempenho no Acordo Coletivo. Ela garante que o descomissionamento ocorra somente após três avaliações negativas e consecutivas. “Porém, nessa avaliação de desempenho, observamos metas inatingíveis impostas aos colegas comissionados. Estamos tratando de um banco público, que tem como principal função o desenvolvimento social e não o lucro pelo lucro”, ponderou Delson.

Em resposta, Saulo Xavier informou que, por conta de mudanças no sistema eletrônico do BB, a próxima avaliação dos comissionados ocorrerá no período de setembro e que considera a cláusula como importante elemento para a qualificação profissional.

Estrutura física das agências

Na base do Sindicato de Conquista e Região, existem 28 agências do BB. Na reunião, também foi colocado ao Superintendente o estado precário de algumas dessas unidades.  “Iguaí precisa de um novo prédio. O layout das unidades de Encruzilhada e Ituaçu não garante qualquer segurança ao trabalhador. Esses são apenas alguns dos exemplos”, relatou Delson.

O Superintendente informou que está a par do mapeamento da rede e que acompanhará as demandas apresentadas pelo Sindicato. Também pontuou sobre a importância da nova agência “Estilo” que será inaugurada em Vitória da Conquista e o interesse do banco em instalar, até 2014, uma nova agência no Bairro Brasil.

Segurança

Como elemento de completa insatisfação em toda a base do Sindicato foi colocado a questão da falta de segurança nas agências. Dos sete ataques a agências bancárias da base em 2013, três deles foram contra agências do BB.

O Sindicato vai continuar acompanhando cada situação das 28 unidades e entende que cada agência, bem como seus funcionários devem ter suas condições de trabalho e direitos respeitados.

Fonte: SEEB-VC