Fórum marca nova postura em nome da saúde no trabalho em Caxias do Sul (RS)

A criação do Fórum Permanente de Segurança e Saúde no Trabalho de Caxias do Sul, que aconteceu na noite da última quarta-feira (19), na CIC (Câmara de Indústria Comércio e Serviço de Caxias do Sul) marca um momento histórico para os trabalhadores.

“Estamos felizes porque esta é uma luta da classe trabalhadora e este Fórum reúne lideranças, profissionais da saúde, entidades representativas, todos em busca de uma solução. O trabalhador precisa ser escutado. Mas nós sabemos que este tema é uma questão cultural que demanda tempo para mudar. Caxias do Sul apresenta o maior índice de acidentes de trabalho é urgente a necessidade de ações efetivas para mudar essa realidade, em que a produção está acima de tudo”, declarou o presidente em exercício  do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Leandro Velho no seu pronunciamento. Além do presidente, estiveram presentes diversos membros da diretoria do Sindicato.

O evento reuniu cerca de 130 pessoas,  entre empresários, profissionais da área da saúde, representantes sindicais (patronais e do trabalho). O número de participantes impressionou os organizadores, atestando a importância da iniciativa.  O objetivo do Fórum, que tem a vida como base de sua criação, é reunir as mais diversas instituições e entidades representativas da comunidade para avaliar, discutir e propor soluções para o problema dos acidentes do trabalho e das doenças profissionais. Com a união de esforços do poder público, empregados, empregadores e demais atores sociais comprometidos com a melhoria das condições de vida, será possível encontrar caminhos para reduzir os danos decorrentes do trabalho inseguro e desenvolver a prevenção.

A mesa foi composta pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ivan Sérgio Camargo dos Santos, pelo superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Heron de Oliveira, pelo gestor regional do “Programa Trabalho Seguro” do Tribunal Superior do Trabalho (TST), desembargador do Trabalho Raul Zoratto Sanvicente, pelo presidente da CIC de Caxias do Sul, Carlos Heinen, pela diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Médica Maria Ignez Estades Bertelli, e pelo vereador Henrique Fermiano da Silva (PC do B). Entre os presentes, também estavam os procuradores do Trabalho Rodrigo Maffei e Mariana Furlan Teixeira, além do gerente regional do MTE na região, Vanius Corte, que conduziu o evento.

O gestor regional do “Programa Trabalho Seguro” do Tribunal Superior do Trabalho (TST), desembargador do Trabalho Raul Zoratto Sanvicente enfatizou que o problema em questão demanda um longo tempo, mas que a consciência clara de que é necessário mudar a cultura é um grande avanço. “Este Fórum tem tudo a ver com isso. É um marco. Aqui irão desaguar as preocupações de todos: classe patronal e laboral, vai agregar toda a demanda”, disse.

O movimento iniciado com a criação do Fórum prossegue com a realização de um Seminário no dia 26 de julho. O Sindicato vai incentivar a criação de comitês dentro das fábricas para que realizem em parceria com as CIPA’s (Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho) um trabalho efetivo junto aos trabalhadores, para diagnosticar o que realmente acontece dentro da fábrica. Leandro acrescentou também que é preciso ajudar o trabalhador nessa mudança de cultura, para que ele aprenda a posicionar-se e não submeter-se à excessos, pressionado pela necessidade “O trabalhador precisa aprender a dizer não, a respeitar o seu limite”, explicou.

Fonte: Sindimetal Caxias