Acordo entre comerciários e Sindilojas tem mais um ano difícil de negociações no RS

Após mais uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (26) entre diretores do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, no RS, e representantes do Sindilojas, ainda não foi possível acordo entre as partes referentes ao dissídio da categoria para o ano de 2013.

Esta foi a terceira reunião realizada. Os diretores do Sindicato dos Comerciários representados pela presidenta Rosane Simon, por Débora Maas e Marcos Prestes levaram aos diretores do Sindilojas a pauta da Fecomercio. A proposta dos trabalhadores foi de um piso geral de R$ 850,00 e 9% de aumento para os demais salários. A inflação no período foi de 5,89%. “Encaminhamos também a proposta de um piso diferenciado para a função de vendedor, de R$ 900,00, segundo as orientações da Fecosul”, explicou Débora Maas.

A direção do Sindilojas irá avaliar a proposta. Rosane Simon disse que as negociações seguem difíceis, como foram em todos os últimos anos mas que está otimista com um bom resultado nestas negociações já que todos os indicadores mostram que o comércio cresceu e promete um bom desempenho durante o ano.

“Além do desempenho positivo do comércio, está cada vez mais evidente para os patrões a necessidade de valorização do trabalho dos comerciários pela concorrência com outros setores da economia que, por terem uma jornada menor em que não se trabalha aos sábados e domingos, ainda pagam salários um pouco melhores”. Segundo a Vereadora e Presidenta da Sindicato, estas condições aliadas a boa oferta de vagas em todos os setores estão fazendo com que o trabalhador do comércio migre para a indústria por exemplo, o que tem causado reflexos negativos na oferta de profissionais para o comércio. “Está cada vez mais difícil achar trabalhadores dispostos a enfrentar a jornada de trabalho no comércio, com salários iguais e muitas vezes menores do que em outros setores. Só há um caminho para reverter isso que é a valorização do trabalhador do comércio”, concluiu Rosane Simon.


Por Adriano Daltro Schröer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.