Após de protesto em Salvador, HSBC decide negociar com bancários

A atuação dos trabalhadores de todo país para garantir melhorias na rotina do HSBC tem sido exitosa. Depois das fortes manifestações ocorridas em diversas cidadesa direção da empresa chamou a COE (Comissão de Organização dos Empregados) para negociar.

Os debates acontecem na terça-feira (02/07), a partir das 9h, em São Paulo. Antes, na segunda-feira (01/07), às 14h, também em São Paulo, os funcionários se reúnem para traçar as estratégias do encontro.

O fim das demissões está entre as principais reivindicações dos bancários. A preocupação não acontece por acaso. No ano passado, o banco inglês demitiu 1.002 trabalhadores. O quadro de funcionários passou de 23.483 em dezembro de 2011 para 22.481 em dezembro de 2012.

Ainda entre as demandas, o PCCS (Plano de Cargos, Comissões e Salários), salário do substituto, auxílio educacional, alteração no plano de saúde, o fim das metas e do assédio moral e adicional noturno. O lucro do HSBC mostra que as reivindicações podem ser atendidas. Para se ter ideia, no ano passado, a lucratividade chegou a R$ R$ 1,225 bilhão.

Fonte: Seeb