Metalúrgicos da Marcopolo, em Caxias (RS), paralisam por valorização

Finalizando a primeira semana da jornada de lutas da categoria metalúrgica em prol de valorização, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) promoveu nesta sexta-feira (28), assembleia com os trabalhadores da Marcopolo Ana Rech. Durante a assembleia foram debatidas questões referentes à Campanha Salarial deste ano, a dificuldade de negociação com a patronal e a recusa do índice oferecido pelos empresários. Além disso, a categoria foi convocada a participar de grande manifestação no dia 8 de julho.

“Chegou a hora dos metalúrgicos mostrarem a sua força. Assim como a sociedade que está mobilizada e indo às ruas por mais direitos, temos que mostrar nossa indignação diante da intransigência e ganância dos patrões. Só com união e mobilização é que vamos conquistar um bom índice e mais direitos para a categoria”, destaca Leandro Velho, presidente em exercício do Sindicato.

O presidente salientou ainda que a luta dos metalúrgicos faz bem também à sociedade. “Com o metalúrgico valorizado, com mais renda e direitos, ganha toda a sociedade, pois os metalúrgicos e o setor são responsáveis por 60% do que circula na economia caxiense.  Outro ponto destacado por Velho durante a assembleia foi a questão da valorização do trabalhador. “O lema do sindicato patronal é mais trabalho, mais empregos. No entanto, não se fala em valorização, porque trabalho até nos tempos de escravidão tinha. Temos que ter empregos sim, mas com a valorização do trabalhador. Nós temos nossas bandeiras e é no dissídio que podemos lutar por elas.”

O sindicato juntamente com a categoria metalúrgica e a sociedade caxiense vem intensificando a sua jornada de lutas com paralisações e assembleias nas portas das fábricas durante toda a semana. No dia 08 de julho está prevista uma grande mobilização da categoria.

Mais respeito aos direitos, à saúde e ao valor de trabalho dos metalúrgicos. Com esta frase síntese a categoria metalúrgica está novamente em marcha, na luta por reajuste de 14%, garantindo assim mais valorização salarial com aumento real, e mais direitos, como a redução da jornada para 40 horas semanais, auxílio-creche, estabilidade para os acidentados, piso de R$ 1.270, transporte subsidiado, igualdade salarial entre homens e mulheres e vale-cultura, entre outros.

Fabíola Spiandorello – Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região