Bancários de Sergipe se mobilizam para paralisação do dia 11

Os sindicatos dos bancários de Sergipe e da Bahia estão mobilizando a categoria bancária para particpar no dia 11 de ulhjo do Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações.  A adesão ao movimento foi aprovada na 13ª Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe. No processo de campanha salarial/2013, o encontro reuniu cerca de 200 delegados e delegadas nos dias 29 e 30, na capital baiana.

“A manifestação do dia 11 objetiva integrar as reivindicações históricas dos trabalhadores organizados ao turbilhão de protestos do Passe Livre. Estaremos nas ruas para defender um projeto de desenvolvimento para o Brasil, com a valorização do trabalho”, divulga o presidente do Sindicato dos bancários de Sergipe (Seeb-SE), José de Souza Sergipe.

De acordo com Souza, os movimentos sociais, os sindicatos e as centrais sindicais levarão às ruas as bandeiras específicas das categorias bem como as reivindicações unificadas dos trabalhadores. “Enquanto cidadãos e trabalhadores, estaremos defendendo temas como a redução da jornada de trabalho, a redução dos juros, a democratização da mídia e contra o projeto de lei da tercerização, que desregulamenta as relações formais do trabalho”, afirma.

Para a diretora de Comunicação do Seeb-SE, Ivânia Pereira, nos últimos 10 anos, “o Brasil rompeu o ciclo de orientação nefasta neoliberal do estado mínimo e os trabalhadores conquistaram importantes vitórias. Agora, ouvindo as ruas, o governo brasileiro precisa continuar avançando”, afirma Ivânia Pereira.

Em Salvador, a conferência reuniu cerca de 200 delegados e  delegadas dos sindicatos filiados a Feeb. A 15ª Conferência aprovou as reivindicações específicas da categoria para a campanha salarial de 2013: a defesa de 10% de aumento real, mais a inflação; pagamento da PLR maior e linear; Vale Cultura, no valor de 100,00, mais contratação nas agências para melhor atender a população e melhorar as condições de trabalho  e isonomia salarial.

Sergipe levou 36 delegados. Estavam ainda os representantes dos sindicatos das cidades de Salvador, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Camaçari, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Jacobina.

Por Déa Jacobina