Após intensa mobilização dos metalúrgicos de Caxias (RS), patrões resolvem recuar

A luta e mobilização da categoria metalúrgica fez os patrões recuarem. Graças a intensa mobilização dos metalúrgicos nas últimas semanas, os patrões, que inicialmente mantinham postura intransigente frente as reivindicações e acenavam com zero de aumento real, tiveram que mudar de postura.

Nas negociações ocorridas nesta sexta (05), ofereceram o índice de 9,5% de reajuste, ou seja: cerca de 2,6% de aumento real. Além disso, houve avanços em cláusulas sociais, como a diminuição no desconto no transporte, que passa de 5% para 4,5% e a extensão do auxílio-creche em 9 meses, passando para a idade de 3 anos e nove meses (atualmente o auxílio é concedido até os 3 anos) e em junho de 2014 para mais 6 meses.

Além disso, houve avanços nos pisos da categoria, com o reajuste de 10%. Quanto ao vale-cultura, a proposta seria de assim que regulamentada nacionalmente as partes voltem a conversar e decidir a melhor forma de repassar aos trabalhadores.

“Avançamos muito graças a nossa mobilização nas fábricas, mas são os trabalhadores que irão decidir sobre esta proposta. Toda a categoria está convocada para assembleia geral no próximo sábado, dia 13”, destaca Leandro Velho, presidente em exercício do sindicato.

Por Fabíola Spiandorello