Sindicomerciários Viamão (RS) lança campanha salarial e inaugura salão de eventos

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Viamão realizou na última quarta-feira (03), na Sede Campestre da entidade, o lançamento da Campanha Salarial 2013 e a inauguração do salão de eventos, com espaço para festas e auditório para 120 pessoas.

A campanha salarial, da Fecosul e Sindicatos, reivindica 12% de reajuste nos salários, fim do banco de horas, 40 horas semanais, licença maternidade de 180 dias, descanso nos domingos e feriados. A Fecosul e os sindicatos denunciam a intransigência dos patrões em negociar e a conceder um reajuste justo. O presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, destacou que mesmo com os excelentes resultados do setor do comércio em 2012, que teve alta de 8,4% acima da inflação, e que nos primeiros três meses deste ano já cresceu 3,5%, também acima da inflação, além de outras vantagens como aumento nas vendas, e querem repassar apenas a inflação do período.

Após o descerramento da placa de inauguração do salão de eventos do Sindicomerciários Viamão, houve palestra sobre os 70 anos da CLT, súmula 277 do TST – Ultratividade das Convenções Coletivas, Regulamentação da Categoria Comerciaria, e piso regional – aplicabilidade imediata após vigências da convenção ou acordo coletivo.

Sobre os 70 anos da CLT, o palestrante, Dr. Raimundo Simão de Melo, advogado e consultor da área jurídica, com vasta experiência no assunto, falou da grande contribuição para os trabalhadores do Brasil como: 44 horas semanais, dignidade da pessoa humana reconhecendo o assédio moral, organização e liberdade sindical, e direito de greve. Melo também tratou da questão do sistema normativo, que para ajuizar um dissídio é preciso haver consenso das partes, patrões têm que concordar com o ajuizamento. “Nunca vi coisa tão absurda”, observou.

O procurador do trabalho aposentado e professor de direito também afirmou que o movimento sindical tem poder e precisa se unir para enfrentar questões como a estrutura adequada do Ministério do Trabalho “que até agora só atendeu interesses do capital”.

Vidor, presidente da Fecosul, finalizou a sua intervenção dizendo que é preciso mobilização da categoria comerciaria para avançar nas conquistas. Ele também convocou os sindicatos presentes para a paralisação nacional que irá acontecer na próxima quinta-feira, dia 11 de julho. “Todos os trabalhadores têm que ir para a rua, em especial os comerciários que estão em negociação. Conseguimos uma unidade histórica por parte do movimento sindical, os trabalhadores querem que a sua pauta de reivindicações seja colocada também na ordem do dia do governo”, finaliza Vidor, que também preside a CTB/RS.

O presidente do Sindicomerciários Viamão, Paulo Ferreira, disse que este lançamento foi para as autoridades, e que no dia 27 deste mês, a campanha salarial será lançada para a categoria, no evento comemorativo do 26º aniversario do sindicato e baile dos comerciários.

Vidor reforçou a importância de um espaço para lazer e convívio da categoria, assim como para organização e formação. O presidente também destacou a solidariedade e a participação de várias entidades presentes no evento.

O evento contou com a presença de diversos sindicatos de comerciários e de várias regiões, Sindicato da Alimentação de Porto Alegre e Região, Sindicato dos Municipários de Viamão, Associação dos Aposentados Viamão, representantes da Ulbra Gravataí, coordenador do Curso de Direito o Dr. Gonzaga Adolfo e os Professores: Dr.Leonardo Cusato e Dr. Lauro Feller , o vice prefeito de Viamão, Andre Pacheco, os vereadores Carlos Benneche e Jucemar Silva, ex-prefeito da cidade, Alex Boscaini,  presidente da OAB subseção, Dr. Nilson Pinto,  representando o governo do Estado,Robinson de Souza, do CDE.

Portal CTB com Fecosul