Governador da Bahia se reúne com sindicalistas e defende reforma política

Demonstrando preocupação com o alvo dos protestos no Dia Nacional de Luta, que será realizado pelas centrais nesta quinta-feira (11), o governador Jaques Wagner (PT) reuniu-se, no sábado (06), com sindicalistas para pedir que o foco da manifestação não seja só o da crítica ao poder público. Wagner sugeriu, ainda, que a mobilização empunhe a bandeira da reforma política.

A manifestação que congregará CUT, CTB, UGT, Fetrab e demais coletivos, sairá do Campo Grande às 11h de quinta rumo à Praça Municipal. A pauta das centrais pede o fim do fator previdenciário, a não aprovação do projeto de lei da terceirização, piso salarial regional e mais investimentos em saúde, educação e transporte.

O secretário das Relações Institucionais da Bahia, Cezar Lisboa, informou que a reunião integra um cronograma organizado pelo governo para restabelecer diálogo com a sociedade através das entidades sindicais, de classe e diversos movimentos sociais.

Bandeiras

O diretor executivo da CTB, Adilson Araújo, ressalta que a mobilização nacional foi decidida há tempos. “Embora possamos estar em sintonia com as mobilizações de rua, vamos mostrar que nós temos bandeiras e não nos envergonhamos de levá-las para as ruas”, declarou.

Ele esclareceu que há anos estão engavetados no governo federal os pleitos que as centrais levarão para as ruas como reforma agrária, a redução da jornada de trabalho e destinação de 10% do PIB para a saúde e educação.