Após rejeitarem proposta patronal, metalúrgicos gaúchos participam de nova negociação nesta terça

Após a categoria metalúrgica de Caxias do Sul (RS) rejeitar, por unanimidade, a proposta da patronal de 9,5% de reajuste em assembleia no último sábado (13), uma nova negociação entre trabalhadores e patrões acontece nesta terça-feira (16). A nova rodada de negociações acontece a partir das 8h.

Com o repúdio dos trabalhadores segue a jornada de lutas dos metalúrgicos com grandes assembleias nas portas de fábrica e algumas paralisações. O recurso de greve não está descartado pela diretoria. Há nova assembleia geral no próximo sábado, 20, às 9h30min no sindicato.

Após dezenas de assembleias com paralisações nas portas de fábricas realizadas nas duas últimas semanas, dentro da primeira fase da jornada de lutas dos metalúrgicos de Caxias, a classe patronal se dobrou e – nas negociações ocorridas em 05 de julho, melhorou o índice, que chegou a 9,5% de reajuste nos salários.

Os trabalhadores estão pedindo 14%. Nas cláusulas sociais também houve avanços, porém ainda tímidos: a diminuição no desconto no transporte, de 5% do salário contratual para 4,5% (a proposta do sindicato é que o transporte seja gratuito); auxílio-creche passaria de 3 anos para 3 anos e 9 meses (a proposta dos metalúrgicos é que seja um direito da criança até os 5 anos) e os pisos da categoria teriam o reajuste de 10%  (a proposta dos trabalhadores é de piso de R$ 1270).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.