Seminário Estadual de Mulheres Negras de MG elege a coordenação

No dias 20 e 21, foi realizado O Seminário  Estadual Mulheres Negras de Minas Gerais, prepratório à  IIIª  Conferência de Promoção da Igualdade Racial  e ao Dia Internacional de luta da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha, celebrado no dia 25.

seminario mulher negra mg

O Seminário Estadual, promovido em Cataguases, reuniu cerca de 68 mulheres de todo Estado militantes e dirigentes em entidades:  sindical, federações,  confederações, centrais e   Matrizes Africana.

Com uma vasta programação o seminário iniciou dia 20,  contando na abertura com as presenças do Prefeito Jose Cesar(Cezinha) e Secretário Ação Social Wanderley Teixeira  Cardoso, da  representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir),  Dalila Fernandes,  que esteve também presente na mesa temática falando sobre Mulher Negra – “Desenvolvimento, avanços e desafios”.

Com a representante da Seppir,  estiveram  Monica Aguiar Coordenadora Geral do Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra de Minas Gerais e Coordenação Estadual da IIIª Conferência  de Promoção da Igualdade Racial/ MG, que refletiu sobre a “Invisibilidade da Mulher Negra: Subjetividade que não permite avançar”,  Dicota Djanganga da CEN (Coordenação de Entidades Negras) falou sobre “Mulher e Religiosidade”. Esta mesa foi  coordenada por Zélia dirigente  nacional e estadual da Unegro.

Rita Suely, anfitriã do seminário, do movimento Negro de Ganga Zumba e Fórum Estadual de Mulheres Negras, afirma o proposito do Seminário que era proporcionar o debate das desigualdades que as mulheres negras sofrem, considerando a agenda colocada da  IIIª Conferência de Promoção da Igualdade Racial . “Esta tarefa nós cumprimos, a chamada central em torno da democracia,   possibilita fazer um balanço  dos avanços mas também dos desafios que as mulheres negras ainda enfrentam “, afirmou Rita .

Na noite do dia 20, ocorreu sarau em comemoração aos 25 de julho Dia internacional de Luta da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha.

Já no dia 21, foi aprovada o caderno de diretrizes contendo propostas e textos que irão subsidiar a IIIª Conferencia Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Portal CTB com agências