Bancários do Sergipe debatem pauta da Campanha Salarial 2013

Nesta quinta-feira (25), às 18h, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) promove uma assembleia-geral com a categoria para referendar a minuta nacional de reivindicações da Campanha Salarial dos Bancários de 2013. A assembleia vai acontecer na sede do sindicato, localizado na Avenida Gonçalo Prado Rollemberg, nº 194/804.

A pré-pauta de reivindicações foi aprovada na 15ª Conferência Nacional dos Bancários, que aconteceu no último final de semana em São Paulo. “E até o dia 29 deste mês, assembleias como a de Sergipe estarão acontecendo em todas as cidades do País. Com o resultado desses encontros, o nosso Comando Nacional vai entregar oficialmente no dia 30 de julho as  reivindicações aprovadas a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)”, afirma o presidente do SEEB/SE, José Souza.

De acordo com José Souza, os eixos centrais das reivindicações dos bancários são o reajuste de 11,93% (inflação projetada do período mais aumento real de 5%), elevação do piso salarial ao valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 2.860,21), defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral.

José Souza e quatro outros dirigentes do SEEB/SE participaram da 15ª Conferência Nacional dos Bancários. “Com mais de 600 delegados, a conferência também aprovou as estratégias de comunicação e o calendário de mobilização para a Campanha Salarial 2013”, informa o presidente.

Contra a terceirização

Da agenda política, a conferência decidiu combater sem tréguas o PL 4330, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que amplia a terceirização nos setores público e privado. O projeto está em pauta para ser votado na Câmara dos Deputados.

“Do nosso calendário de luta, ficou deliberado para 6 de agosto o Dia Nacional de Luta contra o PL 4330, que se aprovado vai precarizar ainda mais o trabalho. E nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília, serão realizadas mobilizações para convencer os parlamentares a rejeitarem esse projeto”, conta Souza.

Por Déa Jacobina