Comerciários de Caxias do Sul afirmam que reajuste oferecido pelo Sindilojas está abaixo do esperado

Na manhã da terça-feira (23), o presidente do Sindicomerciários, Sílvio Frasson, o presidente da Fecosul e diretor de comunicação do Sindicomerciários, Guiomar Vidor, e demais diretores da entidade, participaram da primeira negociação com a diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul, o Sindilojas, para o dissídio de 2013.

Entre as 74 cláusulas de reivindicação, Vidor chamou a atenção para a importância de se estabalecer a licença-maternidade de 180 dias, para o pagamento de ticket-alimentação, para a implantação do vale-cultura, e para a compensação semanal, como garante a CLT, e não mensal, como ocorre hoje. Ele também ressaltou a importância do auxílio aos estudantes.

“A grande maioria dos trabalhadores do comércio são jovens que estão estudando. Por isso, solicitamos auxílio-estudante, para que eles possam aprimorar conhecimentos, enquanto a empresa pode abater o benefício do imposto de renda”, disse. Também foi tratado o valor do reajuste. Este ano, o Sindicomerciários reivindica 12% de aumento.

“A indústria, mesmo com desempenho negativo, deu aumento de 2,5% de ganho real. Por toda a realidade que estamos vivendo, nossa reivindicação é que cheguemos a 12% de reajuste, assegurando o salário mínimo profissional de R$ 1.100,00 e de R$ 1.400,00 para os empregados comissionados ou que exerçam a função de vendedor”, explicou Vidor.

O presidente do Sindilojas, Ivanir Gasperin, e os diretores presentes na negociação, disseram que pretendem se reunir com os demais integrantes da diretoria para tentar avançar, mas inicialmente propuseram o reajuste no valor do INPC, que está em 6,97%.

“O índice oferecido ficou muito abaixo do esperado. Esperamos que, na próxima reunião, seja apresentado um número que valorize o trabalhador comerciário”, explicou o presidente Sílvio Frasson.

Fonte: Sindicomerciários Caxias do Sul